Home - Outras notícias - Grupo PSA negoceia lay-off e outras medidas com sindicatos para fábrica de Mangualde

Grupo PSA negoceia lay-off e outras medidas com sindicatos para fábrica de Mangualde

A PSA, fabricante das marcas como Peugeot ou Citröen, está a negociar com os sindicatos a aplicação da lay-off nas suas fábricas de Espanha (três) e na unidade de Mangualde. No seu conjunto, estas quatro fábricas empregam cerca de 13 mil pessoas e que se encontram paradas desde a semana passada devido ao Covid-19.

“A prioridade é manter o emprego”, garantiram as fontes do Groupe PSA à agência de notícias espanhola EFE, indicando que recorrerão a fórmulas de flexibilidade de mão-de-obra, como o teletrabalho ou de calendário, e com recurso a lay-off. “Para proteger todos os trabalhadores até que sejam retomada a normalidade da actividade industrial e comercial na Península Ibérica “, sublinham.

A lay-off será aplicada, em consulta com os sindicatos, nos centros ou actividades de trabalho directamente impactados pelas dificuldades no fornecimento de peças ou pelas restrições derivadas da declaração do estado de emergência.

“Dessa forma, o Grupo PSA não destruirá o emprego e estará preparado para o regresso à actividade industrial e comercial o mais rápido possível, retomando as suas operações”, destacou a mesma fonte.

O grupo, recorde-se, anunciou há uma semana o encerramento progressivo de todas as suas fábricas na Europa devido à disseminação do coronavírus. Mas as marcas Peugeot, Citroën, DS Automobiles e Opel estão a trabalhar com redes comerciais para garantir um dispositivo de serviço pós-venda mínimo, assegurando a reparação e manutenção de veículos essenciais, cumprindo a reposição de peças e acessórios nas oficinas.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Mais 39 detenções e 649 estabelecimentos fechados devido às medidas do estado de emergência

“Até ‪às 18h00 de hoje, foram detidas por crime de desobediência, designadamente por violação da obrigação de confinamento obrigatório e …

Crédito Agrícola dá moratória de um ano para famílias e empresas

Depois da Caixa Geral de Depósitos (CGD), BPI e Santander, o Crédito Agrícola também decidiu …