Home - Sociedade - Hora de verão a partir de domingo, o dia mais pequeno do ano

Hora de verão a partir de domingo, o dia mais pequeno do ano

A hora da União Europeia muda, no domingo, quando os relógios adiantarem 60 minutos, passando Portugal a ter uma hora acima do tempo universal (tempo médio de Greenwich, TMG) e a viver um dia de 23 horas.

Com a chegada da hora de verão, os portugueses do continente e da Madeira terão de, na madrugada de domingo, adiantar os relógios 60 minutos, quando forem 01:00. Nos Açores, a mudança é feita à meia-noite de domingo, passando os relógios para a 01:00.

A partir de domingo, e até à hora de inverno, quando, no último fim de semana de outubro, os relógios atrasarem de novo uma hora, Portugal terá mais uma hora TMG (ou tempo universal mais um), o que quer dizer que está no fuso horário mais um do que o do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo, como disse à Lusa a astrónoma Susana Ferreira, do Observatório Astronómico de Lisboa.

A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia, no mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos “28” escolheram seguir as mesmas normas. Na Europa, só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora no próximo domingo nem os atrasam em outubro.

lusa.pt

LEIA TAMBÉM

IP3

Inspecção das pontes no IP3 obriga a desvio do trânsito

A Infra-estruturas de Portugal (IP) vai efectuar na terça-feira uma inspecção ao estado de conservação de duas …

Auto do Esconjuro – E o Diabo – o Grande Fogo – desceu à terra ! Naquela noite fatídica,  de 15 para 16 de Outubro de 2017 ! Autor: João Dinis

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …