O Laboratório de Patologia Clínica da ULS da Guarda informou hoje que registou o primeiro caso positivo de doente infectado com Coronavírus. “Trata-se de um homem com idade entre os 40 e os 50 anos, residente em Viseu que regressou recentemente do estrangeiro. Esteve em Itália, França e Espanha.”
“O doente encontra-se internado no Serviço de Pneumologia do Hospital Sousa Martins”, o hospital de referência no combate ao COVID-19, explica a ULS da Guarda, acrescentando que desde o passado dia 2 de Março foram foram ali feitos 43 testes.“Nas últimas 24 horas foram feitos oito, destes sete deram negativo e confirma-se agora o primeiro caso positivo”, lê-se ainda na nota.
Entretanto, o presidente da Câmara da Guarda tinha sugerido ao Governo “que encerre todas as fronteiras terrestres da região para que seja feita a contenção”. Carlos Monteiro defende o fecho das fronteiras com Espanha “tendo em conta o aumento de casos com o novo coronavírus na região espanhola de Castela e Leão onde, segundo os últimos dados, já estão confirmados 223 casos”.