O icónico Hotel Turismo da Guarda vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal, anunciou esta terça-feira o ministro da Economia e do Mar, mais de uma dúzia de anos após o encerramento do icónico edifício egitaniense. O anúncio feito hoje por António Costa Silva na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, coloca um ponto final num longo processo de um imóvel que foi adquirido em Abril de 2011 pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.
O edifício inaugurado em 1947 vai ser entregue à Empresa Nacional de Turismo (Enatur), entidade concessionária das Pousadas de Portugal e que é detida em 51 por cento pelo Turismo de Portugal, cabendo o restante capital ao Grupo Pestana Pousadas (GPP), cujos accionistas são o Grupo Pestana (59,8 por cento), Caixa Geral de Depósitos (25 por cento) e Fundação Oriente (15 por cento).
Apesar de ter sido integrado no programa Revive – que concessiona imóveis devolutos ou degradados do Estado para fins turísticos – não houve interessados.