Home - Sociedade - Incêndio deflagrou e foi controlado na serra do lince-ibérico
Incêndio deflagrou e foi controlado na serra do lince-ibérico

Incêndio deflagrou e foi controlado na serra do lince-ibérico

Um incêndio florestal aconteceu hoje na Reserva Natural da Serra da Malcata, no concelho de Penamacor, mas foi considerado extinto após uma hora de combate, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco. Este incêndio mereceu particular preocupação, já que afecta o habitat do lince-ibérico, que é o felino mundialmente mais ameaçado de extinção.

“A situação já está normalizada”, disse à agência Lusa, às 11h35, uma fonte do CDOS, indicando que a zona onde lavrou o incêndio “é muito acidentada”, o que dificultou o acesso dos meios de combate.

O fogo deflagrou cerca das 10h05, em Marvaninha, mas estava dominado às 11h16, permanecendo no local, em trabalhos de rescaldo, 107 operacionais com 23 veículos, apoiados por dois helicópteros de ataque inicial, segundo a informação disponibilizada no portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Situada entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, próximo da fronteira com Espanha, a Reserva Natural da Serra da Malcata tem como símbolo o lince-ibérico, que é mundialmente o felino mais ameaçado de extinção.

Foto: zap.aeiou.pt

 

LEIA TAMBÉM

Espectáculo multimédia “As músicas que os vinhos Dão” anima 23 ª Feira de Vinho do Dão de Nelas

Dezanove empresas do concelho de Nelas distinguidas com estatuto de PME Líder

O Concelho de Nelas viu este ano distinguidas 19 empresas com o estatuto de PME …

Monumento com cravo gigante evoca 25 de Abril em Tábua

A instalação de um monumento na Rotunda da E.N. 17, no nó de acesso ao …