Um ofício da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a intrigar os representantes de várias associações culturais do concelho. A nota datada de 13 de Março de 2015, e enviada nos últimos dias, dá conta aos representantes das associações das novas normas para dar a conhecer aos munícipes a agenda cultural do concelho. E, segundo o mesmo ofício, as informações “devem” ser entregues na autarquia “impreterivelmente” até 11 de Janeiro de 2015. Ou seja, há dois meses. O ofício é assinado pela vereadora da Cultura, Graça Silva.
“Não se entende como é que alguém faz um ofício destes sem reparar nas datas e depois uma responsável como é a vereadora assina também sem reparar que existe um erro daquele tamanho nas datas. Não é normal qualquer instituição funcionar assim. Deveria existir um pouco mais de responsabilidade”, lamentou ao CBS o responsável de uma das associações.
O ofício enviado às associações explica que a Agenda Cultural do Município de Oliveira do Hospital, em formato impresso, passou a ter um novo design e uma nova forma de distribuição. “Todas as actividades culturais de relevância chegam a casa dos munícipes juntamente com a factura da água, contendo a informação cultural para o mês em causa”, refere a nota, adiantando que existe também outra forma, mais ampla, de divulgação das actividades promovido pelo município e pelas colectividades concelhias que é através do site da autarquia. “Assim, no sentido de continuarmos a divulgar as actividades culturais desenvolvidas pela V. organização, para os meses de Abril/Maio e Junho de 2015, solicitamos que as mesmas nos sejam remetidas, impreterivelmente, até ao dia 11 de Janeiro de 2015”, informa o ofício de Março de 2015.
“Parece um pouco difícil de concretizar este desejo da senhora vereadora da Cultura”, goza o mesmo responsável por uma das associações, que diz não saber como é que agora conseguirá fazer chegar a tal informação dentro dos prazos “em mão, no Gabinete de Apoio à vereação”, por correio ou mesmo recorrendo às novos tecnologias de e-mail.