Home - Últimas - Instituições querem “uma data” para retomar visitas aos idosos
idosos

Instituições querem “uma data” para retomar visitas aos idosos

Com testes feitos [da covid-19], doentes a serem tratados como devem ser tratados, com equipamentos de proteção individual, com distanciamento assegurado, penso que o dia 03 de maio, dia de hoje, era já um dia bom para isso, não é possível, mas é o Dia da Mãe, era uma forma concreta de o podermos celebrar”, afirmou à Lusa o presidente da CNIS, Lino Maia, reforçando que tal “não é possível”, porque “não está decidido”.

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ainda não é possível apontar uma data certa para o levantamento da suspensão das visitas em lares, instituições que estão de portas fechadas, a nível nacional, desde 16 de março, situação que se iniciou na região Norte, em 07 de março. “Primeiro é preciso eliminar riscos, reduzir ao mínimo o perigo de contágio, e é isso que estamos a fazer ao testar todos os funcionários de lares – o perigo vem de fora – e idosos sintomáticos a nível nacional, o que deverá estar concluído daqui a duas ou três semanas”, afirmou a ministra Ana Mendes Godinho, na sexta-feira, numa entrevista ao jornal Expresso.

“Soma-se a isso a formação dos trabalhadores em questões de segurança e o reforço dos recursos humanos. E, mesmo assim, só se avançará com datas quando a avaliação técnica da Direção-Geral da Saúde (DGS) o permitir”, acrescentou.

O presidente da CNIS, padre Lino Maia, deve-se, “pelo menos, apontar uma data” para o levantamento da suspensão das visitas aos idosos que estão em lares, lembrando que a proibição das visitas “foi a primeira medida adotada” no âmbito da pandemia da covid-19, em que “as instituições cumpriram religiosamente e compreendem perfeitamente essa medida”, mas “já lá vão dois meses”.

LEIA TAMBÉM

Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia comemora 14 anos e apresenta colecção do museu de Salamanca

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia celebra amanhã o seu 14.º aniversário e o …

Começaram as obras de modernização da Linha da Beira Alta

A Infra-estruturas de Portugal (IP) iniciou no dia 25 de Novembro, em Mangualde, os trabalhos …