Home - Últimas - Internados com COVID-19 no Hospital da Guarda não necessitaram de ventiladores, embora esta instituição seja a segunda mais bem apetrechada na zona Centro logo a seguir aos HUC

Internados com COVID-19 no Hospital da Guarda não necessitaram de ventiladores, embora esta instituição seja a segunda mais bem apetrechada na zona Centro logo a seguir aos HUC

O Hospital Sousa Martins é o segundo na região Centro com maior capacidade para tratar doentes cujo tratamento à Covid-19 venha a necessitar de recurso a ventiladores pulmonares, disse ontem à Rádio Altitude uma fonte da Unidade Local de Saúde da Guarda. Actualmente encontram-se operacionais duas dezenas de unidades, número que só é ultrapassado pelos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Até ao momento,porém, estes equipamentos ainda não foram necessários para o dos internados naquele hospital infectados com a COVID-19. Nenhum caso de internamento no Hospital da Guarda (que é a unidade de referência para a região Centro) foi considerado grave, continua aquela rádio, lembrando que dois dos primeiros doentes, ambos residentes na região de Viseu, tiveram alta esta sexta-feira, após quase duas semanas de tratamento hospitalar.

A capacidade da Unidade Local de Saúde vai ser ainda, segundo aquela rádio, reforçada com ventiladores disponíveis graças a ofertas de particulares. Um só donativo, feito das últimas horas por uma instituição do distrito, vai permitir a aquisição de várias unidades. A delegação distrital da Guarda da Associação Nacional das Freguesias (ANAFRE) também iniciou uma recolha de fundos para a aquisição, não só de ventiladores pulmonares, mas também de equipamentos de protecção individual.  A campanha decorre até ao final de Abril e está a ser coordenada por autarcas de quatro freguesias: João Prata (Guarda), João Amaro (Gouveia), Bruno Pina (Vila Fernando – Guarda) e José Rabaça (Casal de Cinza – Guarda).

LEIA TAMBÉM

Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar produção de mirtilo

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um estudo que pretende melhorar a …

Máquina de rasto incendeia-se no Parque Eólico do Cadafaz, em Góis

Uma máquina de rasto incendiou-se hoje no parque eólico do Cadafaz, em Góis, confirmou o …