Home - Últimas - IPG estuda para a FPF competências motoras de crianças no concelho de Gouveia 

IPG estuda para a FPF competências motoras de crianças no concelho de Gouveia 

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG é uma das instituições académicas que está a recolher e a analisar dados para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre as competências motoras das crianças portuguesas. Esta investigação faz parte do projecto “Bola Mágica” da FPF, o qual tem como objectivo aumentar os níveis de actividade física e de felicidade das crianças envolvidas quando “brincam”.

Iniciativa promovida pela FPF procura dados relativos ao equilíbrio, à velocidade, à agilidade, à força e ao índice de massa corporal dos alunos. O objectivo é avaliar o impacto de um programa lúdico ao nível das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º Ciclo do Ensino Básico.  A equipa do IPG está no terreno em escolas de três freguesias de Gouveia.

“Das 44 escolas do 1º Ciclo de todo o país cujas crianças estão a ser analisadas, o estudo de três – as escolas de Gouveia, Folgosinho e Melo, todas no concelho de Gouveia – é da responsabilidade do Politécnico da Guarda”, afirma Pedro Esteves, docente e investigador do IPG e coordenador do projecto. Os investigadores do IPG, assim como os estudantes da licenciatura em Desporto e, também, os do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desportos de Montanha, estão a recolher dados associados ao equilíbrio, à velocidade, à agilidade, à força e ao índice de massa corporal dos alunos.

Nos últimos dias, foram aplicados diversos testes relacionados com a morfologia e as competências motoras das crianças envolvidas no projecto, de forma a que sejam lançadas as bases para o programa de intervenção. Os alunos da Escola Básica de Gouveia passaram a ter sessões de Actividade Física e Desportiva nas AEC de acordo com as linhas orientadoras prescritas pela Federação Portuguesa de Futebol. Estas focam-se em jogos lúdicos que visam desenvolver as capacidades coordenativas, felicidade, bem-estar, aptidão aeróbica, composição corporal e saúde mental das crianças.

“É muito positiva esta participação do Politécnico da Guarda em projectos nacionais de investigação cujos resultados académicos, depois de interpretados pelas entidades responsáveis, resultem em melhorias para a população – neste caso para as crianças de todo o país”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Esta recolha de dados sobre competências motoras infantis é, também, um bom exemplo do empenho do IPG em interagir com as comunidades da região da Guarda, promovendo o seu desenvolvimento em todas as dimensões”.

Comparar desenvolvimento de crianças com programas diferentes

“As escolas de Folgosinho e Melo não vão estar expostas às mesmas actividades porque o projecto pretende comparar se os alunos de Gouveia vão apresentar, ou não, um nível mais elevado de competências motoras do que as crianças das outras duas escolas”, afirma Pedro Esteves, acrescentando que a equipa multidisciplinar do IPG voltará a avaliar as crianças em meados de Abril. Os investigadores do IPG sublinham que este projecto apresenta um leque alargado de actividades, não se restringindo apenas ao Futebol, na medida em que se pretende estimular a vivência de competências motoras multilaterais, evitando que as crianças se especializem desde cedo numa determinada modalidade.

“As conclusões que apurarmos serão apresentadas à FPF com o intuito de enriquecer esta área de conhecimento”, prossegue o investigador “No Politécnico da Guarda temos a expectativa de que as evidências científicas que vamos recolher sejam tidas em conta por quem desenha as políticas públicas, para que, em função dos resultados apurados, as Actividades de Enriquecimento Curricular possam ser mais valorizadas e melhor articuladas com a Educação Física curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico”.

LEIA TAMBÉM

CM de Mangualde promove “Percursos Pedestres” a partir deste domingo

O Município de Mangualde volta a promover mais uma edição de Percursos Pedestres – Mangualde em …

Santa Comba Dão recebe amanhã espectáculo Rh da CiM – Companhia de Dança

Santa Comba Dão recebe amanhã, na Casa da Cultura de Santa Comba Dão, o novo …