Home - Últimas - Irlanda também coloca Portugal na lista negra da quarentena da COVID-19

Irlanda também coloca Portugal na lista negra da quarentena da COVID-19

Portugal, Espanha, França e o vizinho Reino Unido estão excluídos da ‘lista verde’ de países elaborada pela Irlanda e ao chegarem a qualquer porto ou aeroporto da ilha com um período de auto-isolamento de 14 dias. Já a designada lista verde é constituída por 13 países europeus e dois territórios (Gibraltar e Groenlândia), que possuem um número de casos de coronavírus por 100 mil habitantes igual ou menor do que a Irlanda: Malta, Finlândia, Noruega, Itália, Hungria, Estónia, Letónia, Lituânia, Chipre, Eslováquia, Grécia, Mónaco e São Marinho.

O Governo irlandês divulgou a decisão durante a madrugada depois de uma longa reunião que começou na terça-feira à noite e que mostrou divisões internas entre os ministros que integram os dois grandes partidos irlandeses: o centrista Fianna Fáil e o democrata cristão Fine Gael, e os verdes. Alguns ministros consideravam que a nova medida pode provocar mensagens confusas aos cidadãos porque a posição oficial do Governo corresponde às determinações da Equipa Pública de Emergências de Saúde Pública (NPHET).

O organismo continua a defender que não se devem fazer deslocações ao estrangeiro, seja qual for o destino. “Se a recomendação sobre viagens para países incluídos na ‘lista verde’ não é diferente da dos outros países (sobre deslocações), então seria melhor que não houvesse uma ‘lista verde'”, alertou o vice-primeiro ministro e ex-chefe do governo, o democrata-cristão Leo Varadkar.

LEIA TAMBÉM

Chuva e trovoada regressam em força este domingo

Aguaceiros, granizo, trovoada e descida da temperatura nos próximos dias

Portugal continental, em especial as regiões do interior norte e centro, poderá continuar nos próximos …

Paulo Caetano quer revitalizar a vila de Celorico da Beira através da União de Freguesias

Não quer ser mais um mero candidato. Paulo Caetano, 52 anos, pretende apresentar-se às próximas …