Home - Últimas - Japão vai decretar estado de emergência e injectar muito milhões de euros na economia

Japão vai decretar estado de emergência e injectar muito milhões de euros na economia

O Japão vai declarar o estado de emergência em várias regiões do país onde os casos da covid-19 estão a aumentar, incluindo Tóquio e Osaka, anunciou hoje o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. O chefe de Governo japonês anunciou ao mesmo tempo um plano para apoiar a economia do país com muitos milhões de euros para combater as consequências da pandemia na atividade da terceira potência económica do mundo, referiu a agência de notícias AFP. O plano prevê transferências de dinheiro para as famílias mais necessitadas e apoio às empresas e ao emprego.

A declaração oficial de estado de emergência permitirá que as autoridades locais solicitem que os cidadãos evitem deixar as suas casas se não for necessário ou exijam que empresas e instituições permaneçam fechadas, segundo a agência de notícias EFE. O estado de emergência não tem extensão ao nível nacional, mas as suas medidas serão aplicadas prontamente e de acordo com o caso pelas autoridades locais conforme julgarem apropriado.

De acordo com a AFP, o arquipélago japonês registou um aumento de 220 por cento na disseminação do novo coronavírus entre 24 de março e domingo. Até 24 de Março, houve 1.140 casos confirmados da covid-19 no Japão. Entretanto, no domingo, o Ministério da Saúde japonês anunciou que o total de casos subiu para 3.654, dos quais cerca de um terço estão concentrados em Tóquio e nos seus arredores.

Em 24 de março, o Governo do Japão e o Comité Olímpico Internacional (COI) concordaram em adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 até 2021, devido ao agravamento da crise mundial da saúde.

LEIA TAMBÉM

Despiste em Manteigas causa dois feridos graves

O despiste de uma viatura ligeira em Sameiro, no concelho de Manteigas, provocou dois feridos …

Novo Mapa judiciário entra em vigor segunda-feira, Tribunal de Oliveira do Hospital reduzido Secção de competência genérica e Câmara só discutiu assunto a 24 de Julho

Tribunal iniciou julgamento de assaltantes de carrinha de Valores em Vila Nova de Poiares

O Tribunal de Coimbra começou hoje a julgar três homens e três mulheres acusados de …