Home - Outros Destaques - JF de Alvôco das Várzeas preocupada depois de reforma do médico da extensão de saúde local

JF de Alvôco das Várzeas preocupada depois de reforma do médico da extensão de saúde local

A junta de Freguesia de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, manifestou em comunicado a sua preocupação com o facto de, a partir deste momento, com a reforma do médico Fernando Morais, os pacientes da freguesia ficarem sem médico de família e cuidados de saúde primários na unidade de extensão de saúde daquela autarquia. A autarquia assegura que já fez chegar esta preocupação às entidades competentes – Ministério da Saúde, ARS Centro, ACES-PIN, Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e Município de Oliveira do Hospital – para que esta seja analisada e solucionada o mais rapidamente possível.

“Numa população extremamente envelhecida, onde os rendimentos económicos não abastam, onde a mobilidade para a sede de concelho – Oliveira do Hospital- tem pouca oferta e onde a distância se torna uma problemática é de necessidade extrema que este tipo se serviços de cuidados preventivos e diagnósticos, não desapareçam da nossa aldeia”, sublinham em comunicado, referindo que a Câmara Municipal, referem, já se mostrou disponível para colaborar.

“Não queremos que ser mais uma aldeia amarrada, isolada e sem a atenção devida num assunto tão importante como é a Saúde, como é cuidar de quem cuidou de nós. Não queremos que os Alvocenses saiam prejudicados, nem que como em outros territórios do nosso País se virem para as ‘mezinhas canseiras com algum obscurantismo à mistura’”, referem, salientando que a população tem doenças como os diabetes ou hipertensão que necessitam de vigilância e para quem “a resposta rápida é crucial”. “Justifica-se este tipo de cuidados próximos e completos. Perder este tipo de cuidados, de serviços numa Freguesia como a nossa é perder mais qualidade de vida, é deixar mais uma aldeia presa ao centralismo municipal e retirar autonomia à terra onde as pessoas residem e fazem vida”, continuam.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital com 82 novos infectados com a COVID-19

Desde sexta-feira, o concelho de Oliveira do Hospital registou 82 novos casos, num período que …

Alvoco das Várzeas recebe plantação de espécies autóctones

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), no âmbito do projeto F4F – …