Home - Região - Jornadas históricas começam amanhã em Seia

Jornadas históricas começam amanhã em Seia

Vário oradores ligados ao estudo da história da guerra e da paz participam, a partir de amanhã, em mais uma edição das Jornadas Históricas que se realizam na cidade de Seia.

Composta por apresentações diversificadas, a iniciativa terá lugar no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) a partir das 09h30. A primeira sessão começa uma hora depois com o lançamento da Revista Histórica das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, seguindo-se as apresentações sobre “A Guerra na Idade Média”, por João Gouveia Monteiro (Universidade de Coimbra) e “A Guerra desde a Idade Moderna (2ª metade do séc. XV) até ao séc. XIX”, por Abílio Lousada (Tenente-coronel do Exército Português e Professor do Instituto Superior de Estudos Militares).

No período da tarde, os trabalhos recomeçam com Luís Alves Fraga (Coronel do Exército Português e Professor da Universidade Autónoma de Lisboa) com o tema “Portugal nas duas Guerras Mundiais”, seguindo-se as intervenções de Rita Lino Garnel (CESNova – Universidade Nova de Lisboa), sobre “A Outra Guerra: a Pneumónica”, e Jorge Seabra (Universidade de Coimbra), com o tema “Guerra Colonial no Cinema Português”.

Finalizadas as apresentações terá lugar, pelas 17h00, uma degustação de produtos regionais e pelas 21h30 estará em exibição o filme “Preto e Branco”, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura. No segundo dia estarão presentes os oradores: Mato Gomes (Coronel do Exército Português”, apresentando o tema “Guerra Colonial”, Pezarat Correia (General do Exército Português e Professor da Universidade de Coimbra), que falará sobre “Guerras Actuais: Séc. XX / XXI” e a finalizar a manhã Carlos Brás Saraiva (Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra) fará uma dissertação sobre “Os Traumas Psicológicos da Guerra”.

Após o almoço, 14h35, haverá três apresentações: “Da Guerra dos Estados à Guerra das Estrelas”, por Alexandre Franco Sá (Universidade de Coimbra), “Guerras e Segurança Humana”, por Wladimir Brito (Universidade do Minho) e a finalizar “Metamorfoses da Guerra e da Paz”, por Adriano Moreira (Vice-presidente da Academia das Ciências de Lisboa).

Associado ao tema, está patente no CISE, até 22 de Novembro, a exposição “Guerra e Paz”, que conta com a colaboração do Museu Militar de Lisboa. As Jornadas Históricas são promovidas pelo Município de Seia, através do Arquivo Municipal, e à semelhança dos anos anteriores serão coordenadas por Fernando Catroga, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

LEIA TAMBÉM

MAAVIM vai pedir ao ministro da Agricultura e à líder da CCDR Centro que coloquem lugar à disposição

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) deverá pedir amanhã …

CAULÉ – CAULÉ. Afinal o que é ? Autor: João Cruz

É uma espécie de euromilhões que devia sair por todos os associados mas que não …