Home - Outros Destaques - José Carlos Alexandrino quer acolher refugiados do Norte de África em Oliveira do Hospital

José Carlos Alexandrino quer acolher refugiados do Norte de África em Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escreveu uma carta ao Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, a demonstrar a disponibilidade do seu município receber dez famílias de refugiados que se encontram em Lampedusa, em Itália, vindos do Norte de África. José Carlos Alexandrino quer mostrar que o seu concelho pode ser um pequeno exemplo de solidariedade para o mundo, acolhendo e integrando estas pessoas.

“Contamos com o projeto Friendly Municipality destinado a acolher bem a comunidade estrangeira e temos de olhar para aqueles que nada têm e que morrem afogados para tentar uma vida melhor. Temos capacidade para receber dez famílias ou 20 pessoas”, referiu o autarca que quer instalar as pessoas no devoluto lar de Travanca de Lagos. “O município irá suportar as despesas e será lá que ficam numa primeira fase, até serem integrados e de terem aulas de português”, explicou, adiantando que posteriormente serão, num trabalho de parceria, envolvidos naturalmente na comunidade. “Antes de tornar isto público falei com famílias que têm casas disponíveis”, revelou, lembrando que os oliveirenses não se podem esquecer que o concelho está a perder população.

O presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos, que é ao mesmo tempo presidente da IPSS local, ficou surpreendido com esta notícia. “Para mim é uma novidade. Desconhecia. Na sexta-feira tivemos uma reunião e estivemos a estudar a possibilidade de instalar um Centro de Dia nas instalações mais recentes do Lar que são propriedade da Câmara. De facto existe lá muito espaço, mas está devoluto e necessita de obras”, revelou ao CBS António Soares. “Naquele espaço temos sobre a nossa alçada através de protocolos a creche e o ATL. Não posso dizer mais nada porque não fui ouvido, nem tinha conhecimento dessa intenção da autarquia que, diga-se, é proprietária do edifício”, revelou.

Com: Rádio Boa Nova

Foto: www.msf.es

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital com mais um recuperado e apenas três casos de COVID-19

O município de Oliveira do Hospital  tem apenas três casos activos de Covid-19 e desde …

Sampaense Basket vence na Madeira e garante manutenção na proliga

O Sampaense Basket ganhou ontem na Madeira ao Galomar (77-82) e com isto garantiu a …