Home - Outros Destaques - José Sócrates detido por alegada corrupção quando regressava de Paris
José Sócrates detido quando regressava de Paris

José Sócrates detido por alegada corrupção quando regressava de Paris

José Sócrates foi detido ontem no aeroporto de Lisboa quando chegava de Paris, avança o SOL. O ex-primeiro-ministro é suspeito de crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

Além de Sócrates mais três arguidos foram detidos. “Três dos detidos foram presentes ao juiz de instrução criminal durante o dia de sexta-feira, sendo que os interrogatórios serão retomados este sábado. Também este sábado, o quarto arguido será presente ao juiz de instrução”, refere um comunicado da Procuradoria-Geral da República. Os três outros detidos são: o ex-administrador do grupo Lena, Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Ferreira e o motorista João Perna.

A acompanhar as diligências esteve o juiz de instrução Carlos Alexandre, que também está a acompanhar o caso dos Vistos Gold. Foram realizadas buscas em diversos locais, “tendo estado envolvidos nas diligências quatro magistrados do Ministério Público, e sessenta elementos da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Polícia de Segurança Pública (PSP), entidades que coadjuvam o Ministério Público nesta investigação”.

Os crimes terão ocorrido nos dois mandatos em que Sócrates esteve à frente do Governo. “O inquérito, que investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro  sem justificação conhecida e legalmente admissível, encontra-se em segredo de justiça. Esclarece-se também que esta investigação é independente do denominado inquérito  Monte Branco, não tendo tido origem no mesmo”, conclui o comunicado.

LEIA TAMBÉM

UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira lembrou vítimas dos incêndios

Num dia em que muitos populares se manifestaram indignados com as festas agendadas para a …

Festas em Oliveira do Hospital no dia de aniversário dos incêndios de 2017: Caldo entornado… Memórias e Sentimentos ignorados. «In Memoriam»

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove hoje, dia 15 de Outubro e amanhã …