Home - Região - Oliveira do Hospital - Junta de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços promove mais um “Campus de Férias” que beneficia crianças carenciadas

Junta de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços promove mais um “Campus de Férias” que beneficia crianças carenciadas

O executivo da Freguesia de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços promove, pelo sétimo ano consecutivo, o seu “Campus de Férias Pedagógico” aberto, direccionado a crianças dos 6 aos 12 anos e  que irá contar com um número limitado de 50 crianças. O projecto tem como prioridade beneficiar crianças sinalizadas pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (C.L.D.S.) e pela Comissão de Protecção de Jovens e Crianças em Risco (C.P.C.J.), mas também outras crianças oliveirenses dos mais variados quadrantes sociais e económicos, proporcionando-lhes “uma melhor integração social e uma partilha de várias iniciativas de grupo com outras crianças”. Os promotores esperam que a iniciativa, que irá decorrer entre 22 de Agosto e 2 de Setembro, repita o “sucesso das seis edições anteriores, que, no total, contaram com a participação e envolvência de mais de 500 crianças e jovens oliveirenses”.

Os principais objectivos deste “Campus de Férias Pedagógico”, segundo os impulsionadores, passam por promover o gosto pelo património cultural, histórico e natural local, proporcionar actividades lúdico-pedagógicas aos beneficiários durante um período de ausência lectiva, auxiliar os pais e encarregados de educação na ocupação dos tempos livres dos seus educandos, facilitar o contacto com a natureza através da dinamização de actividades ao ar livre, desenvolver o gosto pela prática desportiva, contribuindo para o gosto por hábitos e estilos de vida saudáveis.

ftos actividades“Em vez de realizarmos uma obra física optamos por este programa que envolve crianças em que parte delas só têm esta oportunidade de conviver e visitar determinados locais. Este é um investimento social da União de Freguesias. Suportamos totalmente o custo com as crianças provenientes do CLDS e CPCJ, enquanto as restantes pagam 70 euros. Mas cada elemento tem um custo médio de 120 euros”, explicou ao CBS o presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, Nuno Oliveira. “Penso que é uma prática importante do ponto de vista social, de ocupação dos tempos livres e de actividades educativas, principalmente para aquelas crianças mais carenciadas”, sublinha, adiantando que as inscrições já estão abertas e que a limitação a 50 crianças é meramente indicativo dadas as necessidades de logística. “Mas não fechamos as portas a ninguém e já tivemos anos em que participaram 62”, reforça.

O programa é coordenado em sistema de voluntariado pelos membros do executivo de freguesia, Nuno Oliveira e Ana Paula Silva, mentores deste projecto, contando ainda com a com colaboração de 25 jovens monitores e subcoordenadores de grupo. “Curiosamente alguns destes jovens já estiveram como participantes”, conta Nuno Oliveira.

As actividades são diversas. Vão desde a acção de sensibilização sobre o bullying, arqueologia, artes plásticas, color run, equitação, escutismo, futebol, intercâmbio com idosos, jogos tradicionais, natação, radiofonia, ténis, viagens pedagógicas até aos workshops de culinária. Os participante têm direito a uma refeição completa (almoço) e dois suplementos de refeição (lanches) diários, um kit de material alusivo ao evento (mochila, boné, t-shirt, …), material logístico para a realização de várias actividades, transporte colectivo gratuito quando necessário e um seguro de acidentes pessoais.

A iniciativa conta com a colaboração de várias Associações e entidades da freguesia nas monitorizações específicas de várias actividades e tem como parceiros o Município e o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital com quatro novos casos de COVID-19

O Município de Oliveira do Hospital registou nos dois últimos dias quatro novos casos de …

Fernando Tavares Pereira denuncia risco de desaparecimento do Centro de Exames de Tábua depois de receber pedido de ajuda

O Candidato à Câmara Municipal de Tábua, Fernando Tavares Pereira, denunciou ontem, que o  Centro …