Home - Outras notícias - Laboratório Beatriz Godinho realiza testes de despiste à COVID-19 em Seia

Laboratório Beatriz Godinho realiza testes de despiste à COVID-19 em Seia

Os Laboratórios Beatriz Godinho Análises Clínicas estão a realizar testes de despistagem à COVID-19 em Seia. Trata-se de um teste de detecção do SARS-Cov2 por testes de PCR em tempo real, de acordo com as recomendações da DGS. O despiste é realizado no serviço particular o que obriga o utente a pagar valor é de 150 euros e o resultado surge ao fim de quatro dias.

A realização do teste, segundo a directora clínica da unidade de Seia,Isabel Ferreira, obriga a uma prescrição médica ou à indicação específica da Linha SNS 24. “Muitas vezes somos nós que tentamos dissuadir as pessoas. Só aconselhamos a que seja feita por quem tem sintomas”, frisa Isabel Ferreira, salientando que muitas das pessoas procuram fazer o teste “devido à ansiedade”.

“Se a pessoa não tem sintomas a possibilidade de dar falso negativo (casos em que o utente pode estar infectado, mas ainda não é detectado no teste) é enorme. E, nesse caso, estamos também a desperdiçar recursos particularmente escassos nesta altura”, frisa esta responsável, salientando que  o centro de análises de Seia tem um departamento isolado para fazer a recolha das amostras a estes pacientes.

Isabel Ferreira explica que aquele centro poderia realizar até 40 teste por dia, embora seja necessária sempre marcação prévia para, outros factores, existir articulação com o laboratório. “Mas procuramos realizar o teste só se for mesmo necessário. Fazemos um inquérito em que questionamos se tem febre, tosse, dificuldade de respirar, se falou com a linha Saúde 24 e outras perguntas que nos permitem determinar se devemos mesmo avançar com o teste”, conclui,explicando que estes laboratórios estão em negociações com a DGS para realizarem os testes para o Sistema Nacional de Saúde.

LEIA TAMBÉM

Canas de Senhorim com mais dois casos de CVID-19 e no total já são cinco

O Município de Nelas conta desde hoje com mais dois casos positivos do COVID-19, acrescendo …

Oliveira do Hospital impõe aumentos no preço da água que chegam a superar os 65 por cento

Empresa de gestão de água do Pinhal Interior (APIN) vai aplicar tarifário social no período de emergência

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte, que agrega 11 municípios …