Home - Outros Destaques - Lagos da Beira e Lajeosa iniciou obras de demolição da antiga casa que foi Paços do Concelho

Lagos da Beira e Lajeosa iniciou obras de demolição da antiga casa que foi Paços do Concelho

A União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, iniciou ontem as obras de demolição da antiga casa que foi Paços do Concelho, tribunal e prisão na localidade de Lagos da Beira. O presidente da Junta confessa que é com “algum pesar que se vê desaparecer um edifício histórico, mas já nada se podia fazer, porque a casa já era de habitação e a pedra estava demasiado deteriorada”. No local, vai nascer um espaço funcional.

“Uma parte tinha sido demolida pelo proprietário e o incêndio de Outubro de 2017 consumiu completamente o resto. As ruínas já constituíam um perigo para a segurança pública”, justifica Nuno Baptista. O local passará a contar ainda com a paragem do autocarro agora “localizada junto à fonte numa curva perigosa”.

“Para que a memória não se apague, será criado um monumento com o brasão manuelino que estava colocado na parede da casa agora demolida. O brasão está bem guardado e terá o seu próprio espaço bem situado para receber quem nos visita”, conclui o autarca, que ainda não decidiu se avança ou não para um novo mandato..

O espaço que vai surgir, com dimensões ainda não completamente definidas, será ajardinado e dotado de estacionamentos. Ao mesmo tempo será criado um monumento com o brasão manuelino que estava colocado na parede do edifício demolido.

 

 

 

Foto:LBL

LEIA TAMBÉM

Bebé nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira

Os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira auxiliaram hoje o nascimento de uma criança quando …

Edição impressa do Correio da Beira Serra nº3

Clique na capa abaixo para ler a edição impressa.