Home - Últimas - Linha entre Mangualde e Celorico da Beira recebe investimento de 103 milhões de euros

Linha entre Mangualde e Celorico da Beira recebe investimento de 103 milhões de euros

O lançamento do concurso para a modernização do troço da Linha da Beira Alta entre os concelhos de Mangualde e Celorico da Beira foi publicado, esta semana, em Diário da República. A Infraestruturas de Portugal (IP), a obra irá representar um investimento previsto de 103 milhões de euros e integra o programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, o Ferrovia 2020.

A requalificação do troço, com cerca de 34 quilómetros, será integral. De acordo com a IP, serão feitos trabalhos de substituição integral da superestrutura de via, com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril, e de alteração do layout das estações de Gouveia e Fornos de Algodres, para assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração.

Estão previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes como passagens superiores e inferiores, adaptação das instalações fixas de tracção eléctrica e construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações.

A IP, recorde-se, tem cinco empreitadas para a Linha da Beira Alta, num investimento total de mais de 430 milhões de euros, incluindo também os troços Pampilhosa – Santa Comba Dão (cujas obras custarão 80 milhões de euros) e Santa Comba Dão – Mangualde (investimento no valor de 112,2 milhões de euros).

LEIA TAMBÉM

Município de Gouveia assegura transportes escolares durante greve rodoviária

O Município de Gouveia está a assegurar o transporte escolar, devido à greve dos transportes, …

Homem encontrado morto em Gouveia

Um homem foi encontrado morto em casa em Moimenta da Serra, no concelho de Gouveia, …