Home - Arquivo - Lusa, o emblema brasileiro da comunidade portuguesa em S. Paulo, comemora hoje 100 anos

Lusa, o emblema brasileiro da comunidade portuguesa em S. Paulo, comemora hoje 100 anos

A Associação Portuguesa de Desportes, o emblema fundado e ainda o mais representativo dos emigrantes portugueses em São Paulo, no Brasil, comemora hoje o seu centenário. O clube surgiu em 14 de Agosto de 1920, através da fusão de cinco instituições já existentes: Luzíadas Futebol Club, Associação Atlética 5 de Outubro, Sport Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. O pedido de filiação da Portuguesa, como é carinhosamente conhecida, à Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) foi deferido no dia 2 de setembro de 1920, mas como não havia mais tempo para a inscrição no campeonato daquele ano, a Portuguesa fundiu-se com o Mackenzie, já inscrito, e participaram juntos do campeonato de 1920. O clube recebeu a visita dos ex-presidentes da República portuguesa Jorge Sampaio, Mário Soares e da figura do antigo regime Cardeal Cerejeira.
.
Em 1923, a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua nova denominação. E, em 1940, recebeu o actual nome Associação Portuguesa de Desportos. A partir desse momento, o clube teve vários palcos, mas em 1956, com a gestão de Luiz Portes Monteiro, a Portuguesa adquiriu o atual espaço do Canindé, local que havia sido usado pelo São Paulo Futebol Clube e vendido a família de Whadi Sadi, conselheiro do SPFC. Assim nascia o sonho da construção de um estádio próprio. Esse feito seria concretizado em 1972, com a inauguração do Estádio Independência, atual Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, o famoso Canindé. Em 1957, já como Festa Junina (São João), levando referência também a Santo Antônio e São Pedro, os festejos que a comunidade portuguesa realizava anualmente, passaram em definitivo para o Canindé onde fazem sucesso até hoje.
.
No final dos anos 1970, o estádio recebeu o terceiro anel e por ali passaram alguns nomes famosos do futebol brasileiro. Entre eles Ivair, Orlando, Ditão e Félix na década de 60, e Enéas, Badeco, Cabinho e Basílio, heróis do título paulista de 1973. Já devidamente instalada no Canindé, a Lusa, como também é conhecida, manteve sua tradição de revelar grandes jogadores, como Edu Marangon, Dener, Zé Roberto e Rodrigo Fabri. Além disso, a Portuguesa, que nos anos 80 chegou a ter 100 mil sócios, também começou a apostar noutras modalidades. hóquei, ciclismo, vólei, basquete e boxe foram alguns dos desportos que se destacaram ao longo dos anos. E a história centenária continua a ser escrita, com a promessa do actual presidente, Antonio Castanheira, da construção de uma Arena nos moldes europeus.

LEIA TAMBÉM

Movimento lamenta investimento de 250 milhões em habitação na zona Centro, esquecendo vítimas dos incêndios de 2017

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões lamentou que Instituto da Habitação …

Estrelacoop lamenta ausência do borrego Serra da Estrela da lista dos produtos com IVA zero

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela (da Estrelacoop), com sede …