Home - Outros Destaques - MAAVIM dá conta da abertura de uma medida de apoio para a floresta ardida em 2017

MAAVIM dá conta da abertura de uma medida de apoio para a floresta ardida em 2017

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndio Midões (MAAVIM) deu ontem, seu comunicado mensal, conta que foi aberta uma medida de apoio para a floresta ardida em 2017. Os responsáveis da MAAVIM, que durante estes 49 meses procuraram defender as populações da região Centro lesadas pelos incêndios de 15 de Outubro de 2017, sublinham que “é pouco e vem tarde para muitos”.

A medida designada Operação 8.1.1 – Florestação de Terras Agrícolas e não Agrícolas está dotado de 35 milhões de euros, sendo 12 para atribuir a candidaturas da zona Centro foi lançada no passado dia 10 e a submissão de candidaturas para este projecto, que tem por objectivo promover a reflorestação de terras não agrícolas, decorre até ao dia 10 de Janeiro. “É pouco e vem tarde para muitos, mas sempre poderá ajudar alguns produtores”, frisa o porta-voz da MAAViM, sublinhando que continuam sem ter conhecimento do inquérito dos incêndios de 15 de Outubro de 2017.

“Os culpados existem e estão identificados. Continuamos abandonados. Continuamos com promessas que o vento levou. Queremos justiça contra os culpados”, continua Nuno Tavares Pereira. “Continuamos sem ter culpados. Nós não somos culpados, somos vítimas”, conclui.

Estão também no documento sinalizadas as freguesias afectadas por áreas ardidas entre 2017 e 2020. No caso do concelho de Oliveira do Hospital estão englobadas as 16 autarquias do município: Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Bobadela, Lagares da Beira, Lourosa, Meruge, Nogueira do Cravo, São Gião, Seixo da Beira, Travanca de Lagos, União das freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, União das freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa, União das freguesias de Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, União das freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e União das freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira.

Pode consultar aqui o documento oficial:

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital avança com a construção de um Centro de Recolha Animal

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de um Centro de …

Beira Serra já conta com gabinete de apoio às vítimas de violência doméstica e protocolo será assinado em Dezembro em Oliveira do Hospital

O Gabinete Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência da Beira Serra (GIAV Beira Serra), …