Home - Últimas - MAAVIM quer “Estado a apoiar a limpeza para a manutenção do território” durante todo o ano

MAAVIM quer “Estado a apoiar a limpeza para a manutenção do território” durante todo o ano

O Movimento de Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) lembra que a limpeza dos terrenos termina oficialmente amanhã, mas esta associação insiste que a limpeza tem de continuar e coloca pressão sobre o Governo. “O Estado tem de apoiar a limpeza para a manutenção do território”, explica em comunicado.

“A prevenção é a ocupação do território e não a contratação de meios aéreos de combate a incêndios. É preciso a manutenção no terreno durante todo o ano, quer dos particulares, quer dos bombeiros, quer das diversas associações, quer do próprio Estado”, escrevem, lembrando que o Governo não está a cumprir com aquilo que prometeu para este ano. “A maioria dos tractores anunciados para manutenção dos terrenos está ainda hoje no estaleiro. Esses tractores foram adquiridos para trabalharem durante todo o ano e foram adquiridos com dinheiro vindo da UE e do orçamento de estado português”, dizem.

“Nesse sentido e para que de futuro possamos melhorar e diminuir toda falta de apoio e preocupação com a floresta, a Maavim deu o seu parecer na petição da EU, acerca das Florestas e do seu futuro”, recordam, sublinhando que a MAAVIM actua principalmente na defesa dos prejudicados dos Incêndios de Outubro de 2017 e “continua a reivindicar ajudas” que nunca chegaram.

LEIA TAMBÉM

IP3

Sonho da duplicação do IP3 continua a ser alimentado por consulta publica que decorre até Julho

O Estudo de Impacte Ambiental da duplicação e requalificação do IP3 entre o nó de …

Universidade da Beira Interior investiga formas de melhorar produção de mirtilo

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver um estudo que pretende melhorar a …