Home - Destaques - Maior árvore de natal ecológica quer entrar no Guinness Book

Maior árvore de natal ecológica quer entrar no Guinness Book

A população de Travanca de Lagos construiu, no passado dia 8, uma árvore de natal, de 11 metros, com cerca de 2500 garrafas e garrafões. A iniciativa partiu da Liga de melhoramentos daquela freguesia com o objetivo de bater o record da maior árvore de natal ecológica do mundo.

“Temos a certeza que é a maior de Portugal. Não dizemos que é a maior do mundo porque ainda não recebemos o resultado do Guinness”- é com orgulho que os jovens organizadores desta iniciativa falam da “vistosa e original árvore” que , no passado domingo, nasceu no coração da localidade de Travanca de Lagos com o contributo de várias pessoas do concelho e da região que prontamente acederam ao desafio de construírem a maior árvore de natal ecológica do mundo.

Para a construção da árvore de Natal foram necessários cerca de 2500 garrafões e garrafas que deram forma aos 11 metros de “união e ecologia”, adiantam os jovens que já enviaram a candidatura para o Guinness World Records para averiguar o seu impacto mundial.

Garrafão a garrafão, novos e velhos, todos quiseram com as suas próprias mãos colaborar na construção. Toda a comunidade esteve envolvida, o presépio esteve à responsabilidade dos meninos da Casa da Criança Sarah Beirão de Travanca de Lagos, que com os seus 3 e 4 anos de vida deram forma às três principais personagens José, Maria e o Menino Jesus. A estrela foi feita pelos alunos da Escola Primária da aldeia.

Trata-se da primeira iniciativa de cariz ambiental lançada pelo grupo de jovens que há cinco anos lidera um movimento cultural com a bandeira da Liga de Iniciativa e de Melhoramentos de Travanca de Lagos. Preocupados em preservar as tradições, saberes e sabores das suas origens, revelam agora “uma preocupação ambiental e de preservação das suas florestas, pois o objetivo desta iniciativa é sensibilizar a comunidade para o não abate de árvores jovens que é muito comum nesta época natalícia, assim como, para a reutilização de embalagens e posterior reciclagem desse material”.

“Travanca de Lagos deu a Oliveira do Hospital um novo ex libris. É uma mensagem de solidariedade, de generosidade e de esperança, para além da mensagem ecológica e de preservação do ambiente. Estes jovens estão de parabéns por aquilo que conseguiram gerar em torno desta iniciativa. Quem sabe para o ano, o Município desafie todas as freguesias do Concelho para esta ideia”, referiu na ocasião o vice-presidente e vereador do Turismo na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

Para os jovens da Liga de Melhoramentos de Travanca de Lagos a construção da árvore, candidata a maior árvore de natal ecológica do mundo, vem provar que “no interior, no Portugal rural, também há jovens com objetivos”. “Não nos limitamos a fazer projetos, fazemos questão de os pôr em prática. Não temos medo do trabalho, crescemos a sujar as mãos na terra, pela nossa terra. E não foi, e nunca será, este estilo de vida que nos limitará a dar o nosso contributo para a construção de um mundo melhor” referem os jovens emocionados com a alegria e entusiasmo que conseguiram criar naqueles que quiseram colaborar na construção da árvore.

Numa altura em que convidam a uma visita a Travanca de Lagos para ver de perto a famosa construção, os jovens já desafiam todas as pessoas a guardar garrafas e garrafões para construção da árvore do próximo ano que – asseguram – “vai ser ainda maior”.

LEIA TAMBÉM

Homem de 83 anos encontrado morto dentro de um poço em Nelas

Um homem de 83 anos foi hoje encontrado morto dentro de um poço, numa localidade …

CDU acusa PS e PSD de patrocinarem politicamente um “golpe” sobre a CA de Oliveira do Hospital

A Coligação Democrática Unitária, CDU, em Oliveira do Hospital considera “uma perda institucional e prática …