Home - Economia - “Mala Posta” vence Concurso de Ideias de Negócio dirigido às escolas

“Mala Posta” vence Concurso de Ideias de Negócio dirigido às escolas

… e a Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN).

“Na sessão final de apresentação das ideias de negócio, a vitória sorriu aos alunos Adriano Silva, Tiago Paulino e Danilson Nascimento Barbosa, que idealizaram a “Mala Posta”, uma mochila-cabaz de produtos endógenos”, informa a autarquia em comunicado.

Os três alunos do Curso Técnico de Turismo da EPTOLIVA “convenceram o júri” com uma mochila em burel, tecido típico serrano, que pode ser vendida aos visitantes contendo uma panóplia de produtos endógenos da região, desde o Queijo Serra da Estrela aos enchidos, pão, compotas e vinho. Além do conteúdo, a mochila está idealizada para, depois de aberta, se transformar numa toalha/manta e integrar um sistema de refrigeração, apresentando ainda a particularidade do turista poder escolher o pacote de produtos que quer dentro da sua mochila-cabaz. É com esta ideia que os alunos da EPTOLIVA irão disputar a final intermunicipal que se realizará a dia 25 de maio, em Figueiró dos Vinhos, onde estarão presentes os vencedores dos restantes 13 municípios que da CIMPIN.

Em segundo lugar no concurso ficou a ideia “Another Hand”, de Diogo Vieira, aluno do curso Técnico de Design – variante Design de Equipamento da EPTOLIVA, um adaptador em forma de pulseira, de design integrado, facilitador para pessoas com mobilidade condicionada ao nível das mãos (deficiência, amputação, paralisia).

“OH Trip” das alunas Ana Beatriz Pais, Jessica Gil e Maria da Luz Alves, que frequentam o curso CEF6 – Técnicas de Informação e Animação Turística, ficou classificado em 3.º lugar. A ideia de negócio destas alunas da Escola Secundária de Oliveira do Hospital assentava na criação de pacotes turísticos à medida do cliente que, numa primeira fase, seriam disponibilizados online através de site, e posteriormente com a introdução de suporte físico.

Aos concorrentes das ideias de negócio vencedoras foram atribuídos prémios no valor de 100, 80 e 50 euros.

A edição deste ano do Concurso de Ideias, que tem como objetivo motivar os jovens para práticas empreendedoras, envolveu 83 alunos num total de 34 ideias de negócio. Após pré-seleção, foram escolhidas 12 ideias finalistas, que tinham como promotores 29 alunos do ensino secundário e profissional e que apresentaram as suas ideias no Salão Nobre dos Paços do Município.

A vereadora da Educação, Graça Silva, sublinhou o empenho dos alunos, que se traduziu na apresentação de um conjunto de ideias de negócio revelador do sentido empreendedor dos jovens envolvidos. A elevada qualidade das ideias apresentadas levou o júri à atribuição de duas menções honrosas.

LEIA TAMBÉM

Acidente IP3

Cinco feridos e corte da circulação na A1 entre Aveiro Sul e Mealhada devido a acidente

A auto-estrada A1 está cortada entre os nós de Aveiro Sul e da Mealhada, no …

Incêndio destrói escola de condução em Albergaria-a-Velha

Uma escola de condução em Albergaria-a-Velha foi totalmente consumida pelas chamas durante a manhã deste …