Home - Últimas - “Maradona” dos hackers, natural de Viseu, terá criado rede aos 14 anos

“Maradona” dos hackers, natural de Viseu, terá criado rede aos 14 anos

Diogo Santos Coelho, de 21 anos, foi detido em Londres, no Reino Unido, em Janeiro deste ano. Natural de Viseu, era o líder a ‘Raidforums’, uma das maiores plataformas de hackers do mundo. Na Internet era ‘Omnipotent’, ‘Downloading’, ‘Shiza’ ou ‘Kevin Maradona’, mas, na vida real, é português e chama-se Diogo Santos Coelho e terá criado um fórum de hackers, com meio milhão de utilizadores, em 2015, quando teria (apenas) 14 anos. Está acusado de seis crimes.
.
Diogo, de acordo com a acusação dos Estados Unidos era o líder de uma das maiores plataformas de hackers do mundo de, pelo menos, 1 de Janeiro de 2015 a 31 de Janeiro de 2022. A ‘Raidforums’ juntava 500 mil piratas informáticos e, acredita-se, servia para compra e venda de dados pessoais.  O cidadão português, “um coleccionador de informação” como lhe chamou Carlos Cabreiro, director da Unidade de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária, foi detido em Londres, mas segundo o responsável, tal não significa que vivesse no Reino Unido, sendo que tem residência em Portugal.
.
A plataforma, um “fórum de troca de informação de origem criminosa”, disponibilizava, por exemplo, informação sobre cartões de crédito, número de contas bancárias, credenciais de acesso ou senhas e nomes de utilizadores, explicou, Carlos Cabreiro em conferência de imprensa. Além de Diogo, foram detidos mais dois suspeitos nos Estados Unidos da América. Os três eram administradores da ‘RaidForums’, que tinha “uma actividade ilícita que consistia na comercialização de credenciais para acesso ilicitamente a dados confidenciais, casos, entre outros, dos registos de eleitores dos EUA”.

LEIA TAMBÉM

CM de Penacova quer livraria do Mondego como área protegida

A Câmara Municipal de Penacova iniciou o processo para a candidatura da Livraria do Mondego …

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …