Home - Últimas - Matemático oliveirense Carlos Antunes diz ser prudente antecipar medidas

Matemático oliveirense Carlos Antunes diz ser prudente antecipar medidas

O matemático oliveirense Carlos Antunes considerou hoje “prudente e aconselhável” antecipar as medidas de contenção para evitar chegar aos seis mil e sete mil casos diários de covid-19, o que levaria a atingir as 250 camas em cuidados intensivos. O investigador diz que Portugal é dos poucos países que ainda está aquém dos números de Janeiro.
.
“Esta suposta antecipação das medidas é prudente e aconselhável dado que o que nós observamos nos outros países é que, a partir do momento em que a Ómicron começa a circular na comunidade, começamos a observar o aumento muito mais exponencial de casos”, disse o investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia em que o Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinários para adopção de medidas de combate à pandemia.
.
Carlos Antunes explica que Portugal é dos poucos países que ainda está aquém dos números de Janeiro, quando ocorreu o pico da terceira vaga da pandemia e foi registado o maior número de contágios e de óbitos. “Quase todos os países europeus já atingiram ou ultrapassaram esses números e, portanto, é expectável que nós também vamos assistir a essa meta”, afirmou.
.
Carlos Antunes advertiu que Portugal não pode passar “dos 6.000, 7.000 mil casos” porque, disse, “é esse número que nos vai atirar para 250 camas [nos cuidados intensivos], mas vai ser difícil”. No seu entender, se for antecipada a semana de contenção prevista para Janeiro, poderá evitar-se situações de “amplificação de contágios que ocorreriam em épocas festivas de fim de ano”. Sublinha ainda que se as medidas de contenção se aplicarem a bares e discotecas “reduz-se logo aí a capacidade de proliferação da variante”. “Não vai impedir o aumento, mas vai conter a velocidade e o ritmo com que o número de casos pode aumentar, salientou.

LEIA TAMBÉM

Acidente mortal no IC3 obrigou ao encerramento do trânsito

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas na sequência de uma colisão frontal entre …

Mónica Quintela diz que os deputados eleitos pelo PSD vão “alavancar o distrito de Coimbra”

A cabeça de lista do PSD por Coimbra mostrou-se hoje convicta que o PSD poderá …