Home - Sociedade - Saúde - Medicamento para VIH e hepatite mostra resultados positivos contra a Covid-19

Medicamento para VIH e hepatite mostra resultados positivos contra a Covid-19

Investigadores do Departamento de Ciências Biomoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto, numa parceria com o departamento de biologia celular da Faculdade de Medicina da mesma instituição de ensino superior, alcançaram resultados promissores para o tratamento da Covid-19 ao testarem o fármaco tenofovir desoproxila fumarato (TDF), comummente administrado a pacientes infectados com VIH e hepatite B – revela um artigo publicado na revista VEJA. Os dados apurados foram publicados no Journal of the Brazilian Chemical Society.

“O TDF e o Remdesivir actuam com os mesmos mecanismos. São sim, medicamentos diferentes, mas pertencem à mesma família”, contou Norberto Peporine Lopes àquela publicação, um dos líderes do estudo e professor doutorado em química da faculdade de ciências farmacêuticas da USP. Segundo os cientistas uma análise introdutória em laboratório detectou que a droga farmacológica diminuiu até 15 vezes a carga viral de células infectadas. As pesquisas preliminares revelaram igualmente que o TDF não apresentou toxicidade relativamente às células. Contudo, para que a eficácia do medicamento no tratamento à Covid-19 seja confirmada e validada será ainda necessário iniciar ensaios clínicos em doentes infectados com o novo coronavírus SARS-CoV-2.

LEIA TAMBÉM

Auto do Esconjuro – E o Diabo – o Grande Fogo – desceu à terra ! Naquela noite fatídica,  de 15 para 16 de Outubro de 2017 ! Autor: João Dinis

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …

GNR continua buscas por idoso desaparecido em Seia há quatro dias

Quatro dias depois do desaparecimento, a GNR continua as buscas pelo idoso, Álvaro Santos Marques, …