Home - Destaques - Ministério da Educação e Ciência fecha EB1 da Lajeosa

Ministério da Educação e Ciência fecha EB1 da Lajeosa

A EB1 da Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, integra o grupo de 311 escolas do 1º ciclo a encerrar pelo Ministério de Educação e Ciência e cujos alunos passarão a ser integrados em centros escolares. A Câmara Municipal agendou para as 17h30 uma tomada de posição pública.

Depois de um ano sem lugar a encerramento de qualquer escola, o Ministério da Educação e Ciência já deu como certo o encerramento de 311 escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico no país. Em causa estão escolas com menos de 21 alunos e que já não deverão abrir portas no arranque do próximo ano letivo, sendo os alunos integrados em centros escolares.

Uma realidade a que o concelho de Oliveira do Hospital não fica alheio, sendo certo o encerramento da EB1 da Lajeosa que vinha de um ano letivo com apenas 10 alunos (2º e 3º anos) e se preparava para um novo período escolar com igual número de alunos (3º e 4º anos). De acordo com a lista de 311 escolas divulgada pelo MEC, a EB1 da Lajeosa é a única baixa a registar no concelho de Oliveira do Hospital, contrariando aquela que tinha sido uma primeira versão que apontava para o encerramento das EB1 da Lajeosa, Meruge e Vila Franca da Beira.

O anúncio de encerramento da EB1 da Lajeosa não está contudo a cair bem junto de populares e autarcas da União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa e da própria Câmara Municipal. Para as 17h30 está mesmo marcado um encontro naquela EB1 destinada a uma tomada de posição por parte da Câmara de Oliveira do Hospital e União de Freguesias, em defesa daquele estabelecimento de ensino.

LEIA TAMBÉM

Acidente IP3

Circulação no IP3, em Tondela, continua condicionada

A circulação no Itinerário Principal (IP) 3, que hoje esteve cortada na zona de Tondela …

Autarcas Filipe Camelo e Paulo Pina distinguidos com prémios “Viriatos” do “Oh Meu Deus”

A organização da prova de resistência extrema Oh meu Deus que decorreu, este fim-de-semana, pela …