Home - Destaques - Ministério da Educação e Ciência fecha EB1 da Lajeosa

Ministério da Educação e Ciência fecha EB1 da Lajeosa

A EB1 da Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, integra o grupo de 311 escolas do 1º ciclo a encerrar pelo Ministério de Educação e Ciência e cujos alunos passarão a ser integrados em centros escolares. A Câmara Municipal agendou para as 17h30 uma tomada de posição pública.

Depois de um ano sem lugar a encerramento de qualquer escola, o Ministério da Educação e Ciência já deu como certo o encerramento de 311 escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico no país. Em causa estão escolas com menos de 21 alunos e que já não deverão abrir portas no arranque do próximo ano letivo, sendo os alunos integrados em centros escolares.

Uma realidade a que o concelho de Oliveira do Hospital não fica alheio, sendo certo o encerramento da EB1 da Lajeosa que vinha de um ano letivo com apenas 10 alunos (2º e 3º anos) e se preparava para um novo período escolar com igual número de alunos (3º e 4º anos). De acordo com a lista de 311 escolas divulgada pelo MEC, a EB1 da Lajeosa é a única baixa a registar no concelho de Oliveira do Hospital, contrariando aquela que tinha sido uma primeira versão que apontava para o encerramento das EB1 da Lajeosa, Meruge e Vila Franca da Beira.

O anúncio de encerramento da EB1 da Lajeosa não está contudo a cair bem junto de populares e autarcas da União de Freguesias de Lagos da Beira e Lajeosa e da própria Câmara Municipal. Para as 17h30 está mesmo marcado um encontro naquela EB1 destinada a uma tomada de posição por parte da Câmara de Oliveira do Hospital e União de Freguesias, em defesa daquele estabelecimento de ensino.

LEIA TAMBÉM

Militar ferido em colisão entre duas motas da GNR na A25 na Guarda

Duas motas da GNR da Guarda colidiram esta terça-feira de manhã na estrada A25 sentido …

“José Carlos Alexandrino está na lista negra da Caixa Agrícola”

O candidato da coligação do PSD/CDS-PP disse hoje que o ainda presidente da Câmara Municipal …