Home - Últimas - Missas com fiéis nas igrejas regressam no final de Maio

Missas com fiéis nas igrejas regressam no final de Maio

As missas vão voltar a ser celebradas com fiéis no último fim-de-semana de Maio (dias 30 e 31), confirmou este sábado a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a organização que representa os bispos portugueses. “A retomada gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia, já anunciada pelo Governo, deverá iniciar-se, em princípio, a 30 maio, véspera da Solenidade do Pentecostes. A data depende ainda da avaliação que o Governo se propõe fazer da situação, nesta primeira etapa do desconfinamento. As Dioceses insulares terão em conta as indicações das respectivas autoridades regionais”, afirma em comunicado a CEP.

Na quinta-feira, quando anunciou o plano de desconfinamento, o primeiro-ministro já tinha dito que as celebrações religiosas poderiam ser retomadas a partir de 30 de Maio. Em comunicado, a Conferência Episcopal Portuguesa adianta ainda orientações para os diferentes sacramentos. Os funerais “devem ser celebrados no templo (com celebração da Palavra ou da Eucaristia) e/ou no cemitério com a presença dos familiares, tendo em conta as normas de segurança que impeçam a transmissão do coronavírus”.

Já os sacramentos que implicam unção, como é o caso do crisma, ficam adiados para o próximo ano pastoral. “As catequeses e outras ações formativas continuarão a ser realizadas apenas por meios telemáticos até ao final deste ano pastoral” e as “procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis de forte propagação da epidemia ficarão adiados para o próximo ano pastoral”, remata ainda a CEP.

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Tondela condenado a cinco anos de prisão e perda de mandato

O Tribunal de Viseu condenou hoje o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus …

Aldeias Históricas de Portugal premiadas em Espanha como o melhor destino português

As Aldeias Históricas de Portugal acabam de ser distinguidas com o galardão “Turismo Português” na …