Home - Outros Destaques - Mónica Quintela promete defender construção de novas instalações para ESTGOH e EPTOLIVA

Mónica Quintela promete defender construção de novas instalações para ESTGOH e EPTOLIVA

A cabeça de lista do PSD pelo circulo eleitoral de Coimbra às legislativas de domingo prometeu hoje em Oliveira do Hospital que os sociais-democratas se vão bater para que sejam construídas instalações capazes para a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), um dos polos do Instituto politécnico de Coimbra, bem como para o estabelecimento de ensino do concelho vocacionado para a formação profissional, a EPTOLIVA. Mónica Quintela frisou que estas estruturas “são muito importantes para a fixação de jovens, para a criação de riqueza, para o desenvolvimento económico, e têm de continuar na cidade e nas melhores condições possíveis”.

“Este polo é muito importante para a região”

“A ESTGOH necessita de um espaço e de um edifício maior, construído de raiz, imóvel esse que mais tarde tenha a possibilidade de vir a ser ampliado caso seja necessário. Levamos connosco a necessidade de novas instalações”, sublinhou a cabeça de lista dos sociais democratas, sublinhando que o fantasma do encerramento daquele estabelecimento de ensino está definitivamente afastado. “Fechar já não está em cima da mesa. Isso não vai acontecer. Este polo é muito importante para a região”, disse, salientando que essa foi uma decisão do Governo PSD. Mónica Quintela aproveitou também para notar que a escola vocacionada para a formação profissional, a EPTOLIVA, também necessita de outras instalações.

“É uma escola agradável, mas completamente espartilhada. Estamos aqui num polo. Em frente, há ali uma casa de habitação, que tem por baixo salas de aulas a funcionar. Em frente, há outro edifício onde os alunos também têm aulas. Há aqui um triste remedeio para uma escola profissional que pretende dotar os alunos com diversas aptidões profissionais”, concluiu.

O presidente desta escola não escondeu que transmitiu aos candidatos que uma das pretensões da EPTOLIVA é replicar as duas salas modernas actualmente existentes a todo o estabelecimento. “É um dos nossos desejos”, frisou Daniel Costa, referindo que existem neste momento 21 cursos frequentados por 17 alunos. Mas os cursos podem variar. A escola pretende seguir uma política em que adapta o ensino às necessidades do tecido empresarial. “Já temos cerca de 100 promotores que fazem parte da escola com quem debatemos para estabelecer a oferta de cursos”, rematou Daniel Costa.

A candidata Fátima Ramos, a segunda na lista, também considera importante a aproximação dos estabelecimentos de ensino às necessidades do tecido económico envolvente. “É importante para o desenvolvimento económico e para os alunos que ao terminarem os seus cursos tenham mercado de trabalho. Não adianta andar a leccionar disciplinas que se encontram desfasadas das necessidades das empresas. Sabemos que há carência de mão de obra qualificada e estas escolas podem colmatar essa falha”, concluiu.

Mónica Quintela, que se encontrava acompanhada por vários elementos da lista social-democrata por Coimbra, Fátima Ramos, Fernando Tavares Pereira ou a presidente da concelhia do PSD em Oliveira do Hospital, Sandra Fidalgo, bem como pelos vereadores do PSD na autarquia oliveirense Francisco Rodrigues e Rui Fernandes, aproveitou ainda para referir que nestes dias de campanha tem sentido da parte da população vontade de mudar. “As pessoas apelam à mudança. Ao fim destes seis anos em que têm sido devastados pela governação socialista, apoiada pela extrema esquerda, não suportam mais este estado de coisas”, sublinhou, lembrando, a terminar, por exemplo, uma auto-estrada a ligar Coimbra a Viseu, assente no traçado do IP3, e a importância de avançar com  a construção do IC6. “Têm de passar de promessas de circunstância”, concluiu, antes de visitar uma das empresas de referência em Oliveira do Hospital a Davion, seguindo depois para Arganil.

LEIA TAMBÉM

FC Oliveira do Hospital perde na recepção ao Mortágua por 0-1

O FC Oliveira do Hospital perdeu hoje, por 1-0, na recepção ao Mortágua, em jogo …

Sampaense/Inspecentro garante triunfo sobre Sangalhos graças a segundo período avassalador

O Sampaense/Inspecentro venceu hoje, por 75-66, o Sangalhos, em partida da quarta ronda da luta …