Home - Últimas - Motorista detido na Guarda por falsificação relacionada com o tacógrafo

Motorista detido na Guarda por falsificação relacionada com o tacógrafo

O Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda deteve ontem um homem de 41 anos por falsificação de notação técnica, no concelho da Guarda. A detenção ocorreu durante uma acção de fiscalização rodoviária, em que os militares da Guarda detectaram que o tacógrafo que equipava o veículo utilizava um cartão pertencente a outro condutor, ainda que o motorista mantivesse o seu na sua posse, adulterando assim os tempos de condução e descanso obrigatórios.

“Desta forma, seria possível obter benefício ilegítimo tendo em conta que, em hipotética fiscalização posterior, os registos indicariam um tempo efectivo de condução, por parte do infractor, muito menor do que a realmente efectuada. O indivíduo foi detido e o cartão de condutor apreendido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda”, refere um comunicado da GNR.

O tacógrafo é um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores. O tacógrafo pode ser analógico ou digital, equipando, em regra, os veículos pesados de mercadorias e de passageiros em circulação, não só em território nacional, mas também em todo o território regulado por acordos multilaterais do Espaço Económico Europeu (EEE), sendo que os dados de cada condutor são registados no cartão individual, sendo intransmissível.

 

LEIA TAMBÉM

CM de Seia distinguiu os melhores alunos do concelho com um diploma e um cheque de 300 euros

A Câmara Municipal atribuiu hoje prémios aos melhores alunos de cada nível de ensino no …

Fernando Tavares Pereira diz estar a ser vítima de discriminação

Limpezas das ruas no Coito, Midões, concelho de Tábua, são….cirúrgicas “Há uma discriminação total na …