Home - Últimas - Movimento Estrela Viva procura preservar azereiro junto à Aldeia de Cabeça

Movimento Estrela Viva procura preservar azereiro junto à Aldeia de Cabeça

O Movimento Estrela Viva, no próximo dia 3 de Junho, vai rumar aos socalcos envolventes à aldeia de Cabeça (Seia, Serra da Estrela) para mais uma acção de valorização ambiental, no qual o movimento quer ajudar a controlar a propagação de invasoras e preservar o azereiro.

O azereiro é uma testemunha viva de quando a floresta Laurissilva povoava o sul da Europa. Actualmente é considerada uma espécie em perigo e é na Serra da Estrela – e em particular nas freguesias de Vide e Cabeça, Teixeira, e Alvoco da Serra – que podemos encontrar alguns dos poucos núcleos que sobram desta espécie na Península Ibérica.

“Estes núcleos estão em perigo! A plantação em massa de pinheiro-bravo, primeiro, e de eucalipto, depois, os incêndios florestais cada vez mais frequentes e devastadores e a proliferação descontrolada de espécies invasoras como a mimosa (Acacia dealbata) ou a háquea-picante (Hakea sericea), têm feito recuar o habitat do azereiro para áreas cada vez mais restritas, ameaçando a sobrevivência desta espécie tão delicada quanto valiosa”, referre uma nota do movimento. “É urgente inverter a situação, travar a progressão destas espécies invasoras para salvar o azereiro na Serra da Estrela. No próximo dia 3 de Junho, junta-te a nós, vem ajudar-nos a proteger o azereiro e a assegurar uma Montanha mais viva! Contamos contigo!”, conclui a nota.

LEIA TAMBÉM

Calor regressa em força esta semana e termómetros podem chegar aos 36ºC

O Instituto Português e da Atmosfera prevê que a temperatura vai subir ao longo da …

IPG

Politécnico da Guarda lança curso para capacitar cuidadores informais

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou um curso com participação de acesso livre e …