Home - Últimas - Município da Lousã lança programa de apoio à natalidade
Seia quer promover natalidade e fixar população

Município da Lousã lança programa de apoio à natalidade

A Câmara Municipal da Lousã lançou o programa “Primeiros Passos”, que inclui um conjunto de apoios às famílias. As candidaturas, no âmbito do programa “Primeiros Passos”, que está inserido na estratégia do município de proximidade e prioridade às famílias, já se encontram abertas. Será atribuído um “Kit Bebé” após o nascimento e ainda um apoio no valor de 200 euros por cada criança registada como natural do concelho da Lousã, através do reembolso de despesas realizadas em estabelecimentos comerciais do concelho. O Programa “Primeiros Passos” contém ainda um conjunto de vários serviços gratuitos, tanto no período gestacional, bem como no período pós-parto para mães, pais e bebés.

Tendo em conta o “desafio que as famílias enfrentam aquando da chegada de mais um elemento na família”, a autarquia criou este programa, refere o município da Lousã. Esta iniciativa visa “promover a igualdade de oportunidades e a protecção e promoção dos direitos das crianças, bem como alargar o leque de intervenção, através de uma medida que proporciona um apoio directo à natalidade”.

Segundo aquela Câmara do distrito de Coimbra, esta medida pretende estimular o acolhimento dos recém-nascidos e também promover a fixação de jovens casais no concelho. O apoio destina-se aos pais que “apresentem comprovativos da gestação a partir das 26 semanas, ou com bebés até aos 12 meses ou, ainda, a adoptantes com crianças até aos 36 meses, residentes no concelho da Lousã há mais de 1 ano”, lê-se na mesma nota. No primeiro ano do programa vão ser ainda consideradas também as crianças nascidas após o dia 10 de Setembro de 2020 (inclusive).

 

LEIA TAMBÉM

Acidente IP3

Cinco feridos e corte da circulação na A1 entre Aveiro Sul e Mealhada devido a acidente

A auto-estrada A1 está cortada entre os nós de Aveiro Sul e da Mealhada, no …

Incêndio destrói escola de condução em Albergaria-a-Velha

Uma escola de condução em Albergaria-a-Velha foi totalmente consumida pelas chamas durante a manhã deste …