Home - Últimas - Município de Arganil concluiu intervenções no rio Alva

Município de Arganil concluiu intervenções no rio Alva

O município de Arganil concluiu os trabalhos de regularização fluvial no rio Alva, destinadas à reabilitação e limpeza das linhas de água nas freguesias de Pomares, Sarzedo, Folques e União das Freguesias de Côja e Barril do Alva. Estas intervenções de proteção dos recursos hídricos, que refletem um investimento na ordem dos 360 mil euros, garantem o escoamento dinâmico na linha de água e minimizam a erosão e o arrastamento de solos.

Numa perspetiva de sustentabilidade, refere um comunicado da autarquia, estes trabalhos conduzem à recuperação e valorização do património fluvial e à preservação da biodiversidade, através do aumento da qualidade da água e do controlo dos episódios de cheias e inundações. Os trabalhos executados no rio Alva, em Côja e no Barril do Alva, nas ribeiras de Folques e de Pomares e na represa do Sarzedo incluíram limpeza, poda e desbaste de árvores e arbustos, ações de consolidação e reperfilamento do leito e taludes marginais, com aplicação de materiais selecionados e adequados provenientes do leito, e a reabilitação de açudes.

“Com os melhoramentos realizados nas linhas de água antes do início da época balnear, as praias e as zonas fluviais do concelho, sempre tão procuradas por quem nos visita, estão agora mais bem preparadas para receber os banhistas”, considera o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa. Esta beneficiação nas linhas de água do concelho, que abrange cerca de quatro quilómetros de extensão, resulta do protocolo celebrado entre o Município de Arganil e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no âmbito do Fundo Ambiental, criado para financiar intervenções de recuperação nos concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

LEIA TAMBÉM

Joaquim Pinto candidato pelo PSD/CDS-PP à Junta de Freguesia de S. João da Boavista, em Tábua

Joaquim Pinto é o candidato à Junta de Freguesia de S. João da Boavista, no …

Rita Costa é candidata à CM de Tàbua onde a CDU pretende eleger pela primeira vez um vereador

Rita Costa de 39 anos é a cabeça de lista  da Coligação Democrática Unitária (CDU) …