Home - Últimas - Município de Arganil está a remover o amianto nas escolas de Côja e Pombeiro da Beira

Município de Arganil está a remover o amianto nas escolas de Côja e Pombeiro da Beira

O município de Arganil está a remover o amianto existente nas coberturas da Escola Básica 2,3 Professor Mendes Ferrão, em Côja, e do Jardim de Infância e Escola Básica do 1.º Ciclo de Pombeiro da Beira. As obras a decorrer nas duas instituições de ensino representam um investimento de aproximadamente 90 mil euros e a expectativa é que estejam concluídas no final do ano.

Este conjunto de intervenções, segundo os responsáveis, responde a uma séria preocupação de saúde pública e contribui para a melhoria das condições de segurança e bem-estar de toda a comunidade escolar. As obras vão ser realizadas durante a interrupção lectiva, que era também uma preocupação da autarquia. “Garantimos que os trabalhos decorrem em total segurança e evitamos que os alunos, professores e auxiliares fiquem expostos a um ambiente potencialmente prejudicial”, refere o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

Na escola do 2.º e 3.º ciclos de Côja está preconizada a remoção dos painéis da cobertura dos Blocos 1 e 2, em fibrocimento, sendo colocados novos painéis sandwich, com isolamento térmico incorporado. Está, ainda, considerada a substituição de outros materiais degradados por soluções mais eficientes, oferecendo mais segurança e comodidade a alunos e professores.

Já no JI e EB1 de Pombeiro da Beira, os trabalhos prevêem o desmantelamento do anexo de apoio, construído em materiais prefabricados, onde se encontra instalada a caldeira, que funciona também como local de arrumos. Trata-se de um edifício que apresenta amianto tanto na cobertura como no revestimento exterior das paredes das fachadas e que se encontra em grave estado de degradação. Será, em contrapartida, construído no local uma pequena estrutura que permita albergar a caldeira existente, necessária à manutenção do aquecimento central dos outros edifícios existentes no recinto escolar.

“O concelho de Arganil torna-se [com estas intervenções]num concelho totalmente livre de amianto no que diz respeito aos estabelecimentos de ensino”, assegura o presidente da autarquia. Esta dupla intervenção decorre do acordo de colaboração celebrado entre o Governo e as autarquias locais, em Julho de 2020, no qual a Câmara Municipal de Arganil assumiu a condição de dono da obra.

 

 

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …