Home - Sociedade - Município de Gouveia reduz até 20 por cento IMI para famílias com filhos

Município de Gouveia reduz até 20 por cento IMI para famílias com filhos

A Câmara Municipal de Gouveia aprovou uma redução percentual do valor da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar pelas famílias com filhos, uma baixa que chega aos 20 por cento para os agregados com três ou mais dependentes. O município liderado pelo social-democrata, Luís Tadeu, prevê a redução da taxa em 10 por cento para famílias com um dependente a cargo, de 15 por cento para dois e em 20 por cento para agregados com três ou mais dependentes.

A título de exemplo, a autarquia de Gouveia refere que uma família com dois filhos a cargo e uma taxa de IMI de 340 euros beneficiará, em 2016, de 51 euros de redução do imposto. A autarquia prevê que a medida tenha impacto “em mais de 800 agregados familiares” do concelho e estima uma redução de imposto a cobrar no próximo ano “superior a 100 mil euros”.

“A redução do IMI para os agregados familiares com dependentes enquadra-se no vasto leque de medidas de apoio directo às famílias praticado pela Câmara Municipal de Gouveia”, sublinha a autarquia que manteve a participação variável do Município no IRS nos 5 por cento, no pressuposto da autarquia manter em 2016 os apoios às colectividades e a ajuda social através dos programas municipais em vigor.

A Câmara de Seia também vai proceder a uma redução de IMI para as famílias, mas mais modesta. Na última reunião do executivo foi aprovada uma redução em 2,5 por cento, 06 por cento e 10 por cento, atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar do proprietário a 31 de Dezembro, respectivamente um, dois, três ou mais.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, recorde-se, aprovou também uma redução de IMI para as famílias com filhos, mas a medida fica distante da apresentada em Gouveia. Os oliveirenses com filhos a cargo vão ter as seguintes reduções: de cinco por cento para quem tem um, subindo para dez por cento para os agregados com dois filhos e 15 por cento para quem tiver três dependentes ou mais. Recorde-se que na última Assembleia Municipal o eleito António Lopes apresentou uma proposta que pretendia aplicar em Oliveira do Hospital a medida que foi agora aprovada em Gouveia e que já tinha sido seguida em Arganil.

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …