Home - Região - Oliveira do Hospital - Município de Oliveira do Hospital quer homenagear as mulheres que fazem o queijo Serra da Estrela
Município de Oliveira do Hospital que homenagear as mulheres que fazem o queijo Serra da Estrela

Município de Oliveira do Hospital quer homenagear as mulheres que fazem o queijo Serra da Estrela

O Município de Oliveira do Hospital está a promover um concurso de ideias para um monumento em homenagem à Queijeira Serra da Estrela. O concurso visa a criação de uma obra de arte que preste um tributo não só à mulher Queijeira, como à arte ancestral de fazer o queijo. Uma forma, dizem, “de perpetuar a arte e a profissão na consciência concelhia e até nacional”.

“O Queijo Serra faz parte da cultura oliveirense e o Município tem apostado numa política de promoção do Queijo Serra da Estrela, através da realização anual da Festa do Queijo, da edição de livros alusivos ao tema e do apoio aos produtores e ao movimento confrádico”, refere um comunicado da autarquia. “Se, por um lado, a importância do pastor já foi reconhecida publicamente pelo Município, através da colocação de uma estátua na principal entrada da cidade, falta perpetuar o valor da mulher Queijeira que, para além do afã doméstico, abraça diariamente tão relevante tarefa”. É por isso, referem que o Município lança este concurso de ideias para um projecto “para um monumento a erigir em homenagem à Queijeira, a implantar num Parque ou Rotunda, na área do município de Oliveira do Hospital”.

O concurso é restrito a artistas plásticos naturais ou residentes no concelho de Oliveira do Hospital e devem apresentar os projectos até ao dia 30 de Setembro, no Gabinete de Apoio à Vereação (GAV). “O projecto deve ser instruído com os seguintes elementos: memória descritiva; peças desenhadas; estimativa orçamental, e quaisquer outros elementos que os concorrentes considerem relevantes para avaliação dos mesmos”, sublinham.

Os vencedores como prémio receben o mérito e o reconhecimento. A autarquia coloca entre os regulamentos que “os autores dos projectos seleccionados” têm de autorizar “gratuitamente a utilização dos projectos pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital”, transmitindo ao mesmo tempo “integralmente para a Câmara Municipal o conteúdo patrimonial dos direitos de autor sobre os projectos”.

 

 

LEIA TAMBÉM

Assessor do candidato do PS, Henrique Barreto, insultou de “forma obscena” cabeça de lista do PSD-CDS/PP

O líder do partido Chega em Oliveira do Hospital conta o que se passou, no …

A angústia de um produtor oliveirense de queijo Serra da Estrela DOP que pondera abandonar a actividade no final do ano

O pastor Paulo Rogério é um dos maiores produtores de queijo da Serra da Estrela …