A Biblioteca Municipal João Brandão (Tábua) acolhe, desde sábado e durante todo o mês de Novembro, uma exposição de objectos visuais, designada “Outono 4 Estações”, de Fátima Pais e Joana Moura. Esta exposição conta como peças principais os “caçadores de sonhos” (dreamcatchers), representando as quatro estações do ano.
O conceito surge a partir da forma e da função dos Apanhadores de sonhos da cultura indígena da América do Norte, traduzindo-os” para a cultura portuguesa, criando algo ao aproveitar pedaços de tecido, bordados, borlas ou franjas, reutilizando materiais, evocando o tradicional português.
Fátima Pais nasceu em Lisboa, mas sempre se considerou de Tábua (terra de seu pai), onde actualmente reside. Estudou Design de Equipamento e Interiores desde a escola António Arroio (Lisboa), Bacharel pelo IADE- Escola Superior de Design, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, de Lisboa e Licenciada pela ARCA-EUAC, Escola Universitária das Artes de Coimbra, onde recebeu em grupo uma menção honrosa com o projecto “HandyCap”, Prémio “Engenheiro Jaime Filipe”, 2002.
Trabalhou em Publicidade, Decoração, Design de Equipamento, foi professora de Educação Visual e Teoria do Design, actualmente é Designer na Biblioteca Pública Municipal João Brandão, em Tábua.
Joana Moura, por seu lado, estudou Ourivesaria e Metais de Arte, na Escola Artística António Arroio, em Lisboa. Teve um percurso profissional na área da produção fotográfica. De volta às raízes familiares, conheceu Fátima Pais e a sinergia começou a fluir.
