Home - Últimas - Município de Tondela denunciou ao SEPNA descarga poluente no Rio Dinha

Município de Tondela denunciou ao SEPNA descarga poluente no Rio Dinha

O Município de Tondela informou hoje o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR para um acto de poluição detectada durante a manhã, no Rio Dinha. O incidente ocorreu na zona da Quinta da Ínsua onde as águas do Rio Dinha apresentavam um aspecto ludro, em que a água perdeu a transparência, apresentando-se opaca e turva. A autarquia já assegurou que este acto de poluição nada tem a ver com a ETAR.

O alerta para o estado daquele leito de água foi dado por munícipes, tendo os serviços de fiscalização municipal se deslocado de imediato ao local, verificando que na zona da Quinta da Ínsua as águas do Rio Dinha apresentavam um aspeto ludro.  Foram recolhidas fotografias no local foram, seguindo depois para o SEPNA. Sublinhe-se também que se verificou no local que a descarga na linha de água, proveniente da ETAR de Tondela após tratamento, apresentava água límpida e transparente, bem como na linha de água a montante e a jusante desta.

Os serviços de fiscalização municipal não conseguiram detectar a origem desta ocorrência, que terá acontecido a jusante da descarga da ETAR de Tondela e a montante da descarga da ETAR da Quinta da Ínsua. “O Município de Tondela lamenta esta nova ocorrência, que nada teve a ver com o funcionamento da ETAR de Tondela, mas contribui para a contaminação das águas do Rio Dinha”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Equipa de ciclismo Tavfer Measindot Mortágua atrasa regresso à competição com adiamento da volta ao Algarve

A Tavfer Measindot Mortágua, equipa do distrito de Viseu, é uma das formações de ciclismo …

Hospital da Guarda esgotou capacidade de internamento para a COVID-19

O Hospital Sousa Martins, na Guarda, esgotou hoje a capacidade de internamentos Covid-19. Uma fonte …