Home - Últimas - Município e escolas de Pinhel cedem computadores e acessos à internet aos alunos

Município e escolas de Pinhel cedem computadores e acessos à internet aos alunos

O município e o Agrupamento de Escolas de Pinhel, no distrito da Guarda, cederam 120 computadores e meios de acesso à internet aos alunos que não possuem equipamentos para acompanhar o ensino à distância, foi hoje anunciado. Cientes da necessidade de unir esforços no sentido de garantir que todos os alunos do concelho de Pinhel têm acesso a um ensino à distância inclusivo, equitativo e com qualidade, o município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas levaram a efeito um levantamento de necessidades com vista a poder dar resposta aos casos onde se verificava uma efetiva falta de meios que poderia comprometer o processo de aprendizagem”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo a nota, para dar resposta às necessidades dos alunos que devido à pandemia da covid-19 passaram a ter aulas através de meios digitais, o município de Pinhel, presidido por Rui Ventura, “procedeu à aquisição de 120 ‘webcams‘, 120 ‘headphones’ e 60 ‘hotspots‘ de 30 Gb de acesso à internet (com a duração de três meses) para ceder, a título de empréstimo, aos alunos que manifestaram esta necessidade”. “Juntamente com estes equipamentos, o Agrupamento de Escolas cedeu, também a título de empréstimo, cerca de 120 computadores para uso pessoal dos alunos, na sua ligação às plataformas ‘online'”, acrescenta.

A Câmara Municipal de Pinhel indica ainda que, quinzenalmente, uma professora do município “vai a casa de alguns alunos do 1.º Ciclo [do Ensino Básico] entregar e receber trabalhos escolares, pois devido à sua tenra idade e à necessidade de trabalhos manuscritos, exigem uma atenção especial, que não foi descurada”. A nota também refere que o município e o Agrupamento de Escolas já estruturaram o regresso às aulas, a partir de segunda-feira, dos alunos dos 11.º e 12.º anos, “com a devida segurança”, não só nos espaços escolares, mas também nos transportes.

Para o processo de limpeza e desinfeção, a autarquia de Pinhel adquiriu duas máquinas para uso diário nos espaços utilizados pela comunidade escolar, remata.

LEIA TAMBÉM

Militar ferido em colisão entre duas motas da GNR na A25 na Guarda

Duas motas da GNR da Guarda colidiram esta terça-feira de manhã na estrada A25 sentido …

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …