Home - Últimas - Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia cumpre 15º aniversário e dá destaque às 24 horas de Le Mans

Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia cumpre 15º aniversário e dá destaque às 24 horas de Le Mans

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia está a comemorar os seus 15 anos de existência e está a promover uma série de iniciativas que marquem o aniversário desta instituição que nasceu, em 2007, de um projeto do  coleccionador Fernando Taborda, apadrinhado pelo Clube Escape Livre e que encontrou apoio na Câmara Municipal de Gouveia. Hoje, é o único museu dedicado à miniatura automóvel em Portugal.

“A par da Cápsula do Tempo Guarda 2050, o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é uma ideia que desenvolvemos num trabalho que soube reunir os parceiros certos para o sucesso. E estes 15 anos provam que era uma ideia ganhadora e muito importante para o interior e para a cidade de Gouveia”, refere o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio.

Entre as várias iniciativas da comemoração do 15º aniversário do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, no dia 10 de Dezembro, para lá das visitas guiadas ao museu, realiza-se a apresentação de duas novas Colecções Temporárias (Carros Brasileiros e Carros de Assistência de Le Mans) e a Homenagem aos Colecionadores.

O ponto alto das comemorações será uma conferência subordinada ao tema “100 Anos das 24 Horas de Le Mans” e terá como convidados o director de Corrida da prova francesa, Eduardo Freitas, os pilotos Manuel e Pedro Mello Breyner, que participaram na clássica gaulesa, e Hélder de Sousa, jornalista ligado ao desporto automóvel e também piloto. Esta conferência será realizada no Mercado Municipal a partir das 15h00 e promete ser uma verdadeira tertúlia sobre as 24 Horas de Le Mans, sobre o mundo da miniatura automóvel e sobre a competição em geral.

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia nasceu de uma ideia do coleccionador Fernando Taborda. E qual era o projecto? Encontrar uma forma de expor as suas muitas miniaturas de automóveis de estrada e competição. O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, encarou o desafio e rapidamente nasceu a ideia de um Museu que recebeu acolhimento por parte da Câmara Municipal de Gouveia. Estávamos em 2007. Hoje, permanece vivo e dinâmico.

 

LEIA TAMBÉM

IPMA prolonga aviso amarelo devido ao frio

O IPMA prolongou o aviso amarelo até às 11h00 de quinta-feira nos distritos de Vila …

Equipa de ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua aposta na continuidade do “trabalho desenvolvido em 2022”

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para a nova temporada foi apresentada no auditório do …