Home - Desporto - Nadador oliveirense e equipa de futsal da Cordinha representam Portugal nos Jogos Internacionais do FISEC

Nadador oliveirense e equipa de futsal da Cordinha representam Portugal nos Jogos Internacionais do FISEC

Miguel Jorge Nobre de Sousa, 16 anos, é um jovem talento oliveirense que, nos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar, realizados este ano em Setúbal, conquistou o 2º lugar na prova de natação – 50 metros bruços – que lhe carimbou o passaporte para representar Portugal na 61ª edição dos Jogos do FISEC – Fédèration Internationale Sportive de L’Enseignement Catholique, que se realizam entre 17 e 23 de Julho, no Algarve.

Em representação da Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital, Miguel Sousa parte já amanhã para o Algarve, onde participará num evento desportivo que vai juntar cerca de 1200 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos.

Para além de Portugal, os jovens desportistas são oriundos de 11 países: Áustria, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Índia, Itália e Malta.

O jovem nadador oliveirense – sobre quem recaem agora grandes expectativas – começou a dar as primeiras braçadas, nas piscinas municipais de Oliveira do Hospital, por volta dos três anos de idade.

Aos treze, passou a entrar em competições, e a sua aptidão para a modalidade revelou-se através da conquista de vários troféus. Actualmente integra a Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG), e desloca-se às piscinas daquela cidade serrana duas vezes por semana.

“Não treino mais vezes porque em Oliveira do Hospital não há condições… a piscina é pequena. Tem 16, 5 metros de comprimento e só tem três pistas. Uma piscina razoável já tem pelo menos 25 metros e 6 pistas”, explicou Miguel Sousa ao correiodabeiraserra.com.

Equipa da Cordinha também veste a Camisola Nacional

 Entretanto, é também já este fim-de-semana que os juvenis de futsal da Escola da Cordinha vestem a camisola das quinas representando assim Portugal nos jogos internacionais da FISEC a decorrer no Algarve.

A equipa treinada por José Carlos Alexandrino começa por defrontar este sábado uma das potências da modalidade, a nossa vizinha Espanha.

Outra das grandes potências do futsal mundial que marca também presença nestes jogos internacionais do desporto escolar, é o Brasil, que como é sabido é detentor do título de Campeão Mundial alcançado este ano frente à Espanha, a quem venceu na marca das grandes penalidades.

Um mundial de má memória para as nossa cores, pois vimo-nos afastados da fase final muito por culpa de um jogo que ficará para sempre como exemplo de falta de atitude e verdade desportiva por parte da Itália que perdeu frente ao Paraguai.

O detentor do título do ano passado, Malta, não marcou presença nos jogos deste ano que parecem mais competitivos, tal a qualidade das selecções presentes.

* Com João Manuel Jorge (futsal) 

LEIA TAMBÉM

Rali de Portugal vai ter passagens pela Lousã, Góis, Arganil e Mortágua

O Rali de Portugal, que vai decorrer de 21 a 23 de Maio, regressa à …

Oliveirense José Carlos Pinto eliminado nos 1500 metros dos europeus de atletismo de pista coberta a decorrer na Polónia

O atleta oliveirense José Carlos Pinto foi hoje eliminado nas provas de apuramento para a …