Home - Opinião - Não deixe que a mudança de estação seja sinónimo de tosse. Autora: Drª Cristina Casaseca-Aliste Mostaza

Não deixe que a mudança de estação seja sinónimo de tosse. Autora: Drª Cristina Casaseca-Aliste Mostaza

Os dias já se notam mais curtos e o sol já não está tão forte. É verdade, o Outono já chegou e, com ele, as descidas de temperatura e as infecções respiratórias. Nesta altura, é essencial fortalecer o sistema imunitário e garantir que as características da estação não interferem com o bem-estar das pessoas. 

Com os dias mais frios começa a notar-se alguma vulnerabilidade nas defesas imunitárias das pessoas que, na sua rotina ativa, podem nem dar por isso. A tosse é um dos sintomas que surge muito nesta altura. A tosse não é mais do que a reação natural do organismo ao contacto das vias respiratórias com agentes irritantes (bactérias, vírus, poluição) ou alérgenos (pólenes). Estes provocam uma irritação que desencadeia um mecanismo de reflexo e uma inflamação, dois fenómenos que dão lugar à tosse. O próprio ar frio e seco pode causar a irritação das vias respiratórias desencadeando este mecanismo.  

Mas porque é que a tosse pode surgir mais nesta estação? Desde logo pelo arrefecimento do meio ambiente que, além de poder irritar diretamente o sistema respiratório, leva a mais gripes, constipações e infecções respiratórias, como bronquites.  Estas, consequentemente, causam tosse para expulsar os corpos estranhos ou secreções brônquicas através das vias respiratórias. Se pensarmos bem, até a própria roupa, que se torna mais quente e que está guardada há mais tempo, pode ter ácaros e outros agentes irritantes que podem levar a este reflexo defensivo do organismo. Por toda esta exposição e desconforto causado pela tosse, é importante proteger o organismo, optando por soluções naturais que ajudem no tratamento tanto da tosse seca ou da produtiva. Nestes casos, os medicamentos homeopáticos podem ser os parceiros ideais, pois são seguros, eficazes e sem efeitos secundários de relevo.  Stodal® é uma solução natural não sujeita a receita médica, tradicionalmente utilizada no tratamento da tosse seca, com expectoração ou evolutiva, independentemente da causa. Além disso, é ideal para crianças (a partir dos dois anos) e adultos e está disponível em farmácias e parafarmácias. Este pode ser o seu aliado para qualquer tipo de tosse. 

Comece o Outono com o pé direito e não deixe que a tosse o impeça de desfrutar o que esta estação tem de melhor!

 

 

Autora: Dra. Cristina Casaseca-Aliste Mostaza, Médica de Família e Especialista em Homeopatia

LEIA TAMBÉM

Retirar o “monstro que se torce” feito “passadiço”, no Rio Seia!

Sim!  É necessário salvar o belo “Açude da Ribeira” tal como o conhecíamos, o usufruíamos …

Carlos Martelo

Concelhia PS em Oliveira do Hospital confunde-se com a Câmara Municipal. Autor: Carlos Martelo

Os «sintomas» já vêm de trás mas agora passam de sintomas a autêntica doença de …