Home - Últimas - Nelas aprova orçamento de 26 milhões e aposta na reutilização de águas residuais em fins industriais

Nelas aprova orçamento de 26 milhões e aposta na reutilização de águas residuais em fins industriais

A Câmara Municipal de Nelas vai contar no próximo ano com um orçamento de 26 milhões de euros, superior ao do ano passado, cujas prioridades são as questões ambientais e sociais, segundo o presidente da autarquia. O documento foi aprovado com os votos favoráveis da maioria eleita pelo PSD e a abstenção dos três vereadores socialistas.

“É um orçamento que tem a conclusão de alguns projectos, daí também o investimento nas despesas de capital e, ainda, com uma herança de responsabilidades assumidas, mas também já do cunho pessoal”, disse o presidente da autarquia Joaquim Amaral citado pelo Jornal do Centro. “Este orçamento já contabiliza intervenções no território planeadas por este novo executivo, para acontecerem no próximo ano e em consonância com as juntas de freguesia em prol do bem-estar das populações”, sublinhou.

O autarca explicou ainda o reforço orçamental com o facto de 2023 ser o fim de ciclo de um quadro de apoios comunitários. O valor orçamentado tem a ver também com um projecto reutilização de águas residuais para fins industriais que Joaquim Amaral considera “decisivo e que é transversal e tem o acolhimento de todo o espectro político partidário no concelho” de Nelas. “Mesmo neste contexto, do aumento dos materiais e do custo das matérias-primas, faz todo o sentido avançar, porque este projecto aliviar a rede do consumo doméstico”, disse. “A aposta grande é claramente aqui, na questão do ambiente e da sustentabilidade da água, na qualidade de vida dos munícipes, mas também naturalmente a prioridade vai para intervenções de proximidade com as juntas de freguesia”, sustentou.

Este orçamento “tem muito de apoio às populações, mais do que obras físicas, apesar de se estar a fechar o quadro comunitário de apoio PT 2020 e com as janelas de oportunidades que há no PRR” (Plano de Recuperação e Resiliência). Joaquim Amaral avançou também que, “no novo quadro comunitário, que vai ser apresentado no início do próximo ano, serão feitas intervenções” em algumas áreas com o apoio conseguido nesse quadro.

LEIA TAMBÉM

IPMA prolonga aviso amarelo devido ao frio

O IPMA prolongou o aviso amarelo até às 11h00 de quinta-feira nos distritos de Vila …

Equipa de ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua aposta na continuidade do “trabalho desenvolvido em 2022”

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para a nova temporada foi apresentada no auditório do …