A Câmara de Nelas, no âmbito da legislação especial de emergência municipal do situação de Covid-19, decidiu implementar um reforço de apoio alimentar a 33 famílias carenciadas identificados pelos Serviços Sociais do Município em estreita coordenação com as Juntas de Freguesia. O programa abrange mais de 100 pessoas, entre elas dezenas de crianças e vai custar à autarquia mais de dois mil euros mensais.
“Este apoio visa abranger famílias (a maioria delas com crianças como se referiu) que começam a sentir entretanto dificuldades acrescidas fruto da pandemia e das consequências económicas de vária ordem, será transitório, e no limite, está previsto até final do corrente ano de 2020”, refere a autarquia. O montante mensal a suportar pela Câmara é superior a dois mil euros, sendo o montante indicativo do apoio alimentar será semelhante àquele que consta do cabaz que é fornecido já no Concelho de Nelas a outras 76 pessoas que constituem 27 famílias identificadas e referenciadas pela Segurança Social no âmbito do Programa Operacional de Apoio de Assistência a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).
A Câmara Municipal abriu procedimento concursal em duas superfícies comerciais (que sujeitou à concorrência das demais), uma em Nelas e outra em Canas de Senhorim onde vai abrir uma conta corrente para abastecimento regular mensal dos produtos alimentares às famílias referenciadas. Os Serviços Sociais e as respectivas Juntas de Freguesia estão sempre receptivas a indicar e encaminhar as famílias para o apoio referido em situação de emergência, sempre com a reserva que estas situações justificam e merecem, porque ninguém está livre de circunstancialmente, por qualquer razão, precisar de ajuda, especialmente neste período.