Home - Últimas - Nelas vai investir mais de 20 mil euros para realizar testes em larga escala à COVID-19 

Nelas vai investir mais de 20 mil euros para realizar testes em larga escala à COVID-19 

O município de Nelas, integrado numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, vai iniciar brevemente, em articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, uma operação em larga escala de testes ao COVID-19 a todos os utentes e funcionários de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho de Nelas. O investimento do município deverá rondar os 20 mil euros.

Vão realizar testes também nas instituições que prestam apoio na área social, como a Fundação Lopes da Fonseca, na Lapa do Lobo, a Santa Casa da Misericórdia de Santar, o Lar Padre Domingos, em Canas de Senhorim, a Residência Sénior Chão do Grou, em Nelas, a Casa de Repouso A Família, em Nelas, a Residência S. Domingos, em Algerás, e o Lar de S. Miguel, em Nelas. Nestas entidades que se constituem como ERPI (Estruturas Residenciais Para Idosos), residem 309 idosos e empregam 190 funcionários, o que dá um total de 499 pessoas.

Além destas entidades, que têm outras ofertas como Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Unidades de Cuidados Continuados (UCC/ULDM), a cujos utentes e funcionários também vão ser realizados testes, vão ainda ser incluídos neste processo de realização de testes preventivos o Centro Paroquial de Vilar Seco e a Associação do Folhadal, abrangendo nesta situação de apoio domiciliário, centro de dia e unidade de cuidados continuados, 266 utentes e 66 funcionários, num total de 332 pessoas.

Para o efeito, a Câmara Municipal de Nelas assumirá a comparticipação dos testes, no valor de 25 euros cada, apoiando um total de 831 testes, podendo o montante a despender pelo Município chegar a valor superior a 20 mil euros, sendo o restante do custo de recolha das amostras e realização em laboratório dos testes suportados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. As entidades que farão a recolha e a realização dos testes laboratoriais serão proximamente comunicados pelo Centro Distrital da Segurança Social de Viseu às instituições do concelho.

LEIA TAMBÉM

Militar ferido em colisão entre duas motas da GNR na A25 na Guarda

Duas motas da GNR da Guarda colidiram esta terça-feira de manhã na estrada A25 sentido …

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …