Home - Nacional - Neve e agitação marítima coloca 15 distritos sob alerta laranja

Neve e agitação marítima coloca 15 distritos sob alerta laranja

Quinze distritos do continente estão esta terça e sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo, durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros. Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01 da manhã desta terça-feira e as 12 horas de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 12 horas desta terça-feira e a meia-noite de quinta-feira.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 15 horas desta terça-feira e a meia-noite de quarta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 12 horas e as 18 horas de quarta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora.

Já o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo entre as 18 horas desta terça e as 18 de quinta-feira devido à forte agitação marítima com ondas com quatro metros aumentando para cinco a partir das 12 horas de quarta-feira.

Por causa da agitação marítima, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu segunda-feira um alerta amarelo no qual alertou para os possíveis acidentes na orla costeira e danos em estruturas junto à orla costeira.

A ANPC recordou que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados. A Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima. Aconselha também a população a estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

jn.pt

LEIA TAMBÉM

Buscas por criança desaparecida concentradas na zona onde foram encontradas pegadas

As buscas pelo menino com dois anos que desapareceu ontem de manhã, em Proença-a-Velha (concelho …

Autoridades reforçaram os meios para encontrar menino de dois anos desaparecido de manhã na zona de Proença-a-Velha

A GNR garantiu que o dispositivo der buscas da vai ser reforçado com novos elementos, …