Home - Região - Freguesias - Nogueira do Cravo insiste em manter viva a tradição do Carnaval

Nogueira do Cravo insiste em manter viva a tradição do Carnaval

Sem tema mas verdadeiramente português. É o que se espera do Carnaval da Freguesia de Nogueira do Cravo que sai à rua em dia de “domingo gordo”, a 10 de fevereiro.

Uma iniciativa que acontece pelo quarto ano consecutivo, numa freguesia que viu a tradição carnavalesca ser interrompida por uma década. “A ideia é retomar e cimentar a tradição”, referiu Carlos Mendes ao correiodabeiraserra.com, notando que, desde que o projeto foi retomado em 2010, se tem registado um crescendo de qualidade e de pessoas a participar e a assistir ao cortejo carnavalesco.

Com concentração na Rua da Corredoura, o cortejo vai percorrer as principais ruas da freguesia com cerca de12 carros alegóricos, preparados pelas coletividadas e outros grupos envolvidos na organização. A par daqueles, o evento vai ainda contar com perto de três centenas de figurantes, nos quais também se englobam os elementos da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e o famoso Grupo de Bombos “Pedra e Racha” de Nogueira do Cravo.

Um cortejo com que a comissão organizadora, numa parceria com a Junta de Freguesia, espera atrair muitos visitantes, com a particularidade de as entradas serem gratuitas.

Na contagem decrescente para desfile, Carlos Mendes assegura que o evento surgirá ao nível dos últimos três realizados. “ As dificuldades financeiras são cada vez maiores e tentamos, pelo menos, manter as atividades”, refere aquele elemento da organização , destacando a particularidade de o Carnaval nogueirense se afastar do modelo brasileiro e seguir mais a “moda portuguesa”. “É um Carnaval trapalhão”, sublinha, dizendo tratar-se de um Carnaval que puxa à alegria e à gargalhada.

O cortejo constitui o momento alto do Carnaval da freguesia de Nogueira do Cravo, mas o programa arranca na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, com o Baile dos Reis na sede da Associação Desportiva Nogueirense. Uma iniciativa que carrega um forte simbolismo, pelo facto de os reis do Carnaval anterior entregarem a chave da freguesia aos reis da presente edição. No dia 9, em Vilela realiza-se o baile de entrudo e, no dia 11, tem lugar o baile de máscaras, em Galizes. O cartaz só fica concluído na quarta-feira, dia 13, com a realização do jantar dos Grelos, seguido do enterro do entrudo, em Vilela.

Para a realização da edição 2013 do Carnaval da Freguesia de Nogueira do Cravo, a organização conta com um orçamento na ordem dos quatro mil Euros, incluindo o valor conseguido por via da venda de senhas afetas ao sorteio que se realiza na tarde do dia 12.

A caminhar no sentido de devolver a tradição do Carnaval à freguesia, a organização acredita na boa adesão à iniciativa, apostando para o efeito numa forte divulgação do cartaz.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …