Home - Últimas - Novo caso de Infectado com COVID-19 em Tábua

Novo caso de Infectado com COVID-19 em Tábua

DADOS DE ORGANISMOS OFICIAIS DE MONITORIZAÇÃO DO VÍRUS MENCIONAM ESSA OCORRÊNCIA MENOS O RELATÓRIO DA CÂMARA DE TÁBUA.MÁRIO LOUREIRO CONFIRMOU E DIZ QUE SE TRATA DE UM “CASO ASSINTOMÁTICO” DEPOIS DE TER DADO POSITIVO.

É um caso de um infectado com o coronavírus vindo dos Estados Unidos, mas que foi detectado em Tábua, mais precisamente, em Vila Nova de Oliveirinha. Na passada semana, sentiu-se mal, apresentava os sintomas que caracterizam estar contaminado com a Covid-19 e os testes deram positivo. Encontra-se em casa em quarentena rígida sob vigilância das autoridades de saúde.

Os relatórios de vários organismos oficiais aos quais o jornal “O Tabuense” teve acesso, com data de 7 de agosto respeitantes à monitorização do vírus no concelho de Coimbra, apresentam Tábua como tendo mais um caso, subindo dos 36 para os 37 casos registados de infectados Aliás, além do nosso concelho, apenas Figueira da Foz e Miranda do Corvo registaram novos casos durante esse período. No total, desde que a pandemia começou a espalhar-se, a Região de Coimbra conta com 1261 casos ,71 óbitos e 46 casos ainda activos de infetados.

Curiosamente, o Relatório da Situação Epidemiológica do concelho de Tábua, divulgado no facebook da Câmara como habitualmente às segundas-feiras, não faz menção a esta nova ocorrência. E informa que se registaram até à data 35 casos de Covid-19, encontrando-se todos recuperados, resultando num número real de 0 caos de infeção activa.Os relatórios de outrox organismos oficias h+a muito tempo de mencional a ocorrência de 36 casos, agora, 37, com mais este detctado em Vila Nova de Oliveirinha

Com a finalidade de esclarecer esta aparente discrepância, enviámos para o gabinete do Sr. Presidente da Câmara de Tábua o seguinte pedido de esclarecimento:

 “O jornal “o Tabuense” teve acesso a dados oficiais de entidades responsáveis pela monitorização dos casos de Covid-19 na Região de Coimbra onde consta a existência no passado dia 7 de agosto de mais um caso em Tábua. Segundo esses dados oficiais, há 37 casos registados no nosso concelho, o que não deixa de ser uma aparente contradição com o Relatório da Situação Epidemiológica do concelho de Tábua publicado na passada segunda-feira no facebook da Câmara, onde não consta nenhum caso activo, muito menos este agora detetado (segundo as nossas fontes) em Vila Nova de Oliveirinha, afetando uma pessoa exterior ao concelho mas veio para cá, para essa localidade, encontrando-se a recuperar em casa em confinamento total.

“O Sr. Presidente pode-nos esclarecer esta aparente discrepância entre os números publicados por entidades oficiais e o Relatório da Câmara? Confirma ter sido detetado um caso em Vila Nova de Oliveirinha? Qual a situação dessa pessoa afetada? Está a recuperar bem e está a ser monitorizado em casa?”.

Eis a resposta de Mário Loureiro confirmando a ocorrência deste caso, não esclarecendo, contudo, a  discrepância existente entre os números oficiais e os que a Câmara tem divulgado :

“Relativamente ao pedido de esclarecimento informo que, após a informação disponibilizada, tive conhecimento de que haveria uma situação de pessoa vinda do estrangeiro, na companhia de outros familiares e que teria tido um resultado positivo no teste COVID-19. Como a família veio passar as férias na União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha e teria de ser imputada nalguma localidade, foi decidido pelo ACES que seria no nosso concelho.

A informação que me foi transmitida é que seria uma situação assintomática e que está a ser monitorizada e acompanhada pelo ACES”.

TEXTO: JOSÉ LEITE (Jornal “O Tabuense”)

LEIA TAMBÉM

Buscas por criança desaparecida concentradas na zona onde foram encontradas pegadas

As buscas pelo menino com dois anos que desapareceu ontem de manhã, em Proença-a-Velha (concelho …

Autoridades reforçaram os meios para encontrar menino de dois anos desaparecido de manhã na zona de Proença-a-Velha

A GNR garantiu que o dispositivo der buscas da vai ser reforçado com novos elementos, …