Home - Nacional - Número de desempregados inscritos nos centros de emprego com maior quebra em seis anos

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego com maior quebra em seis anos

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 9,5% em Maio, a maior quebra homóloga desde o início de 2008.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no mês passado estavam inscritos nos centros de emprego 636.410 desempregados, uma diferença de quase 68 mil face a Maio de 2013, ou seja, menos 9,5%. É preciso recuar a Março de 2008 para encontrar uma quebra homóloga mais expressiva do que esta.

Comparando com o mês anterior (Abril), o número de inscritos também caiu, desta vez 4,7%. Há sete anos que não se registava uma tão grande variação em cadeia.

Os 636 mil desempregados registados correspondem ao valor mais baixo desde Janeiro de 2012.
Ontem, no Parlamento, o ministro do Emprego, Mota Soares, tinha anunciado que “Portugal tem, pela primeira vez, um nível de desemprego registado inferior àquele que foi registado em Maio de 2012”, apontando para uma quebra de “quase 1%”.

O número de novos inscritos também caiu: só no mês de Maio, deram entrada nos centros de emprego 49.703 desempregados, menos 8,9% do que há um ano e menos 5,5% comparando com o mês anterior. Por seu turno, o número de ofertas de emprego e de colocações aumentaram.

Enquanto o número de desempregados desce, o de “ocupados” continua a subir. Em causa estão pessoas integradas em programas de emprego ou formação profissional, com excepção dos programas que visem integração directa no mercado de trabalho. Em Maio, diz o IEFP, 174.031 inscritos estavam nesta situação, um aumento expressivo de 62,7% face ao ano passado e de 2,7% comparando com Abril.

O conceito de “ocupados” abrange, por exemplo, os Contratos Emprego-Inserção (CEI), medida destinada a desempregados ou a beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI) e que visa a realização de trabalho socialmente útil.

economico.pt

LEIA TAMBÉM

CM de Penacova quer livraria do Mondego como área protegida

A Câmara Municipal de Penacova iniciou o processo para a candidatura da Livraria do Mondego …

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …